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https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/24544
Tipo: | Dissertação |
Título: | Os documentos norteadores do trabalho com bebês e crianças nas creches paulistanas: principais eixos das orientações didáticas voltadas ao cuidar e educar, no início da rede direta e a partir dos anos 2000 |
Autor(es): | Duarte, Fernanda Kalil |
Primeiro Orientador: | Giovanni, Luciana Maria |
Resumo: | Este estudo tem por objetivo analisar documentos normativos, orientadores das práticas das profissionais de creche no município de São Paulo, organizados pelas Secretarias de Assistência Social (SAS) e de Educação (SME), em dois períodos históricos: os anos 1970 - início da Rede Direta de Creches -, e entre os anos de 2007 a 2019 – após a integração ao Sistema Municipal de Ensino. Foram discutidas as orientações didáticas que enfatizaram, em cada período, os conhecimentos, práticas e procedimentos voltados ao cuidar e educar, na primeira infância e as transformações observadas nessas orientações. A pesquisa realizada na Memória Documental de SME possibilitou destacar semelhanças e diferenças nas propostas pedagógicas, com foco nas práticas cotidianas das profissionais. Foram selecionados seis eixos do trabalho: higiene; sono; alimentação; organização dos espaços, tempos e materiais; saúde física e desenvolvimento global; e relação adulto-bebê. Autores que fundamentaram as análises sobre infância e trabalho docente: Maria Malta Campos, Fulvia Rosemberg, Maria Carmem Barbosa, Emmi Pikler, Judith Falk, Zilma de Moraes e Maria do Céu Roldão. Duas categorias caracterizaram os registros documentais: documentos voltados ao trabalho organizacional e os norteadores das práticas cotidianas. Os resultados da pesquisa demonstraram o papel central do vínculo afetivo e o caráter educacional do trabalho, nos dois períodos e apontaram disparidades quanto às orientações didáticas – mais prescritivas, com ênfase nas rotinas da creche, no período inicial e, no segundo período, enfatizando concepções organizadoras do trabalho, sem apresentar orientações claras, para subsidiar a ação educativa |
Abstract: | This study aims to analyze normative documents, guiding the practices of infant-toddler center professionals in the city of São Paulo, cataloged by the Social Assistance (SAS) and Education (SME) Secretariats, in two historical periods: the 1970s - when the first public infant toddler centers run directly by the municipal government were created -, and between the years 2007 to 2019 - after public infant toddler centers were incorporated into the public school system. The didactic guidelines were analyzed emphasizing, in each period, which type of knowledge, practices and procedures, related to caregiving and educating infants and toddlers in early childhood, and the changes observed in these guidelines. The research used documents from the Education Secretariat’s Memória Documental (Documentary Memory), which made it possible to highlight similarities and discrepancies in educational guidelines, focusing on the daily practices of the caregivers. Six categories of work were selected: hygiene; sleep; food; organization of spaces, times and materials; physical health and global development; and adult-baby relationship. The authors who founded the analysis on childhood and teaching work were: Maria Malta Campos, Fulvia Rosemberg, Maria Carmem Barbosa, Emmi Pikler, Judith Falk, Zilma de Moraes and Maria do Céu Roldão. The documents could be categorized in two groups: the documents focused on organizational work and the ones guiding daily practices. The results of the research demonstrated the central role of the affective bond between adults and children and the educational nature of the work in infant-toddler centers in the two periods and pointed out disparities regarding the guidances - more prescriptive, with emphasis on the daycare routines, in the initial period and in the second period, emphasizing the theoretical framework used, without presenting clear guidelines to support educational day-to-day work with babies and little children |
Palavras-chave: | Educação infantil Creches Professores de educação pre-escolar Early childhood education Infant-toddler center Preschool teachers |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
Sigla da Instituição: | PUC-SP |
metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Educação |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedade |
Citação: | Duarte, Fernanda Kalil. Os documentos norteadores do trabalho com bebês e crianças nas creches paulistanas: principais eixos das orientações didáticas voltadas ao cuidar e educar, no início da rede direta e a partir dos anos 2000. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação: História, Política, Sociedade) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedade da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2021. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/24544 |
Data do documento: | 17-Jun-2021 |
Aparece nas coleções: | Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedade |
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