REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/24646
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFerreira, Ronaldo Dias-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0578947962060993pt_BR
dc.contributor.advisor1Abar, Celina Aparecida Almeida Pereira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3477699398066713pt_BR
dc.date.accessioned2022-02-22T12:57:31Z-
dc.date.available2022-02-22T12:57:31Z-
dc.date.issued2021-08-10-
dc.identifier.citationFerreira, Ronaldo Dias. Compreensão do conceito de limite por alunos de cursos de Ciências Exatas. 2021. Tese (Doutorado em Educação Matemática) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/24646-
dc.description.resumoEste trabalho está inserido na linha de pesquisa denominada “Tecnologia da Informação e Educação Matemática” e tem como objetivo analisar a compreensão do conceito de limite de função de uma variável real por alunos de cursos de Ciências Exatas de uma universidade pública. Para tanto, foram propostas e aplicadas seis Sequências de Atividades, as quais foram desenvolvidas, devido à pandemia da Covid-19, em encontros on-line, por meio da plataforma Google Meet e com a utilização de diferentes tecnologias, entre elas, o software de Geometria Dinâmica GeoGebra. Para a elaboração e a análise das atividades, utilizou-se a Teoria dos Registros de Representação Semiótica (TRSS) e a Teoria do Pensamento Matemático Avançado (PMA). Na metodologia utilizada, de cunho qualitativo, foram considerados aspectos da Engenharia Didática. Já as Sequências de Atividades envolveram Imagem Conceitual, Definição Conceitual, processos de abstração, representação e visualização do conceito de limite de função de uma variável real. Ainda que a definição de limite seja considerada de difícil aprendizagem para alunos de Cálculo, os resultados obtidos evidenciaram os elementos que emergiram de todas as atividades desenvolvidas e indicaram que diferentes representações podem potencializar a compreensão da definição formal de limitept_BR
dc.description.abstractThis work aims to analyze the understanding of the concept of the limit of a function of a real variable by students of Exact Sciences Courses at a public university and it is part of the research line of Information Technology and Mathematical Education. Sequences of Activities developed in online meetings by the Google Meet platform were proposed due to the Covid 19 pandemic using different technologies, among them the GeoGebra Dynamic Geometry software. For the elaboration and analysis of the activities, the Theory of Semiotic Representation Records (TSRS) and the Theory of Advanced Mathematical Thinking (AMT) were used. In the qualitative methodology used aspects of Didactic Engineering were considered. The Activity Sequences involved Conceptual Image, Conceptual Definition, abstraction processes, representation, and visualization of the limit of a function concept of a real variable. Although the definition of limit is considered difficult by Calculus students to learn, the results showed the elements that emerged from all the activities developed and indicated that different representations can enhance the understanding of the formal definition of limiten_US
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Ciências Exatas e Tecnologiapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsPUC-SPpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemáticapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação Matemáticapt_BR
dc.subjectLimitept_BR
dc.subjectGeoGebrapt_BR
dc.subjectPensamento Matemático Avançadopt_BR
dc.subjectTeoria dos Registros de Representação Semióticapt_BR
dc.subjectMathematical Educationen_US
dc.subjectLimiten_US
dc.subjectGeoGebraen_US
dc.subjectAdvanced Mathematical Thinkingen_US
dc.subjectTheory of Semiotic Representation Recordsen_US
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.titleCompreensão do conceito de limite por alunos de cursos de Ciências Exataspt_BR
dc.typeTesept_BR
Aparece nas coleções:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ronaldo Dias Ferreira.pdf5,45 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.