REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em História da Ciência
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dc.creatorParisi,Sophia Rodrigues-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6088427245035350pt_BR
dc.contributor.advisor1Beltran, Maria Helena Roxo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4616280611522358pt_BR
dc.date.accessioned2022-02-22T12:57:33Z-
dc.date.available2022-02-22T12:57:33Z-
dc.date.issued2021-06-24-
dc.identifier.citationParisi,Sophia Rodrigues. Contribuições da História da Ciência para o ensino de Química: o modelo científico da geometria molecular e o currículo. 2021. Dissertação (Mestrado em História da Ciência) - Programa de Estudos Pós-Graduados em História da Ciência da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/24655-
dc.description.resumoEste trabalho promove a discussão do uso dos modelos em sala de aula, e traz para debate a necessidade de explanação dos limites e das transformações presentes nestas representações. Para isso, aponta-se o uso da História da Ciência como ferramenta auxiliadora no processo de ensino aprendizagem, levando em consideração que suas bases são de grande relevância para o processo de ensino e que, além disso, pode trazer a contextualização necessária para o entendimento da construção de um conhecimento científico para o estudante. O modelo que escolhemos para pautar nossa pesquisa foi o da geometria molecular, devido à tridimensionalidade das moléculas, que faz necessário um poder maior de imaginação dos alunos na concepção mental destes modelos e na acepção da ideia espacial da disposição dos átomos nas moléculas. No desenvolvimento deste estudo, buscamos verificar a forma como os modelos são abordados nos livros didáticos de Química, como é feita sua descrição, e o tipo de abordagem histórica utilizada na concepção do conteúdo. Além disso, consideramos também, a partir do estudo de textos originais, como ocorreu a construção e desenvolvimento dos modelos de geometria molecular. Analisamos também estudos que descrevem como foi sua inserção nos livros didáticos. A discussão da interface entre a História da Ciência e o ensino de Química, neste trabalho, pode contribuir para reflexão e discussão da gênese e da transformação de conceitos e na análise dos diversos modelos de elaboração de conhecimentos. Além disso, a análise dos livros didáticos selecionados possibilitou constatarmos que a abordagem histórica dos conteúdos vai de encontro aos objetivos elencados nos Parâmetros Curriculares Nacionais e no Guia Nacional do Livro Didático de Química 2018, pois não atendem a seus objetivos completamentept_BR
dc.description.abstractThis work promotes the discussion of the use of models in the classroom and brings to debate the need to explain the limits and transformations present in these representations. For this, it is pointed out the use of the History of Science as a helping tool in the learning process, taking into account that its bases represent great relevance to the teaching process and it can bring the necessary contextualization for the understanding of the construction of scientific knowledge for the student. The model we chose to guide our research was the molecular geometry, due to the threedimensionality of the molecules, which makes a greater power of imagination of the students in the mental conception of these models and in the sense of the spatial idea of the arrangement of atoms in molecules necessary. This study develops aiming to verify how the models are dealt with in Chemistry textbooks, how their description is made, and the type of historical approach is used in the conception of the content. Parallel to that, it is also considered, from the study of original texts perspective, how the construction and development of molecular geometry models occurred. It is also analyzed studies that describe how it was included in textbooks. The discussion of the interface between the History of Science and the Chemistry teaching, in this work, can contribute to reflection and discussion of the genesis and transformation of concepts and in the analysis of the various models of knowledge elaboration. In addition, the analysis of the selected textbooks made it possible to verify that the historical approach of the contents goes into another direction taking into account the objectives listed in the National Curricular Parameters and in the National Guide of Chemistry textbook 2018, since they do not meet their objectives completely.en_US
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Ciências Exatas e Tecnologiapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsPUC-SPpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Estudos Pós-Graduados em História da Ciênciapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectHistória da Ciência e ensinopt_BR
dc.subjectEnsino de Químicapt_BR
dc.subjectGeometria molecularpt_BR
dc.subjectCurrículo de Químicapt_BR
dc.subjectHistory of Science and teachingen_US
dc.subjectChemistry teaching Molecular geometryen_US
dc.subjectChemistry curriculumen_US
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA DAS CIENCIASpt_BR
dc.titleContribuições da História da Ciência para o ensino de Química: o modelo científico da geometria molecular e o currículopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
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