REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Educação: História, Política, Sociedade
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/24690
Tipo: Tese
Título: Formação de formadores: implementação de uma política de formação de coordenadores pedagógicos realizada por uma diretoria de ensino da rede pública da Grande São Paulo
Título(s) alternativo(s): Training of trainers: implementation of pedagogical coordinators’ training policies by the public education authority of greater São Paulo
Autor(es): Correa, Adriano Borba
Primeiro Orientador: Giovanni, Luciana Maria
Resumo: O foco desta pesquisa é analisar a implementação de política de formação de coordenadores, nos encontros denominados “Reunião de Trabalho com Professores Coordenadores”, realizados pelo Núcleo Pedagógico da Diretoria de Ensino, suas implicações e seus desdobramentos no processo de formação continuada das Aulas de Trabalho Pedagógico Coletivo (ATPCs), em uma unidade escolar pertencente à jurisdição da Diretoria de Ensino da Grande São Paulo. Busca-se, com esta pesquisa, pôr à vista o processo de construção da proposta de formação dos PCNPs do Núcleo Pedagógico da Diretoria de Ensino. A pesquisa foi realizada no âmbito dos estudos da sociologia educacional, com a intenção de analisar o processo da formação centrada na escola constituída pelos sujeitos participantes desse processo formativo, os PCNPs e os PCs, à luz do conceito de atividade proposto por Vygotsky e Engeström; da perspectiva crítica de formação, desenvolvimento e construção de identidade profissional de professores e de formadores de professores, segundo Imbernón, Marcelo García, Barroso e Huberman; bem como dos conceitos de culturas escolares, cultura docente e cultura dos gestores propostos por Viñao Frago. A hipótese que norteia a pesquisa está ligada à ideia de que tal iniciativa de formação continuada realizada pela DE nos encontros com os professores coordenadores, tem como cerne alinhar suas diretrizes pedagógicas e as unidades escolares, com a formação dos PC / formadores de professores, durante o processo de formação de professores nas ATPCs das escolas em que atuam os PC / formadores. Os dados obtidos, por meio de análise de documentos; acompanhamento e observação dos encontros / reuniões para formação de coordenadores e das ATPCs nas escolas, para formação de professores; e entrevistas semiestruturadas com 2 PCNPs e 1 PC, foram organizados em quadros-síntese e tabelas. Os resultados sugerem que a proposta formativa se caracteriza por evidenciar a formatação dos formadores, legitimando uma política pública de replicabilidade, reprodução e multiplicação de processos e procedimentos, engessando os sujeitos no decorrer do itinerário formativo, limitando o processo de desenvolvimento profissional dos sujeitos à mera realização de desdobramentos de formações prescritas pela Seduc-SP
Abstract: The focus of this research is to analyze the implementation of the training policy for coordinators, in the meetings called “Work Meeting with Coordinating Teachers”, held by the Pedagogical Nucleus of the Teaching Directorate, its implications and consequences in the process of continuous training of the “Work Lessons Collective Pedagogical” (ATPCs), in a school unit belonging to the jurisdiction of the Greater São Paulo Board of Education. The aim of this research is to highlight the process of building the proposal for the formation of the PCNPs of the Pedagogical Nucleus of the Teaching Directorate. The research was carried out within the scope of educational sociology studies, with the intention of analyzing the school-centered training process constituted by the subjects participating in this formative process, the PCNPs and the PCs, in the light of the activity concept proposed by Vygotsky and Engeström; of the critical perspective of training, development and construction of the professional identity of teachers and teacher trainers, according to Imbernón, Marcelo García, Barroso and Huberman; as well as of the concepts of school cultures, teacher culture and managers culture proposed by Viñao Frago. The hypothesis that guides the research is linked to the idea that such a continuous training initiative carried out by DE, in meetings with the coordinating teachers, has as its core aligning the pedagogical guidelines of the DE and the school units, with the training of the CP / trainers of teachers, during the process of teacher training in the ATPCs of the schools where the CP / trainers work. The data obtained, through document analysis, monitoring and observation of meetings for training coordinators and ATPCs in schools, for teacher training and semi-structured interviews with 2 PCNPs and 1 PC, were organized in summary tables and tables. The results suggest that the formative proposal characterizes by evidencing the formatting of the trainers, legitimizing a public policy of replicability, reproduction and multiplication of processes and procedures, plastering the subjects during the formative itinerary, limiting the professional development process of the subjects, to the mere realization of developments of formations prescribed by Seduc-SP
Palavras-chave: Formação de Coordenadores Pedagógicos
Formação Continuada de Professores
Professor Coordenador de Núcleo Pedagógico de Diretoria de Ensino em SP
Formação centrada na escola
Desenvolvimento Profissional Docente
Formation of Pedagogical Coordinators
Continuing Teacher Education
Coordinating Professor of the Pedagogical Nucleus of the Board of Education in SP
School-centered training
Teacher Professional Development
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedade
Citação: Correa, Adriano Borba. Formação de formadores: implementação de uma política de formação de coordenadores pedagógicos realizada por uma diretoria de ensino da rede pública da Grande São Paulo. 2021. Tese (Doutorado em Educação: História, Política, Sociedade) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedade da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/24690
Data do documento: 29-Nov-2021
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