REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Educação: Psicologia da Educação
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Tipo: Tese
Título: A moralidade crítica: contribuições sobre a formação da moralidade na perspectiva da psicologia sócio-histórica
Autor(es): Fernandes, Eliane Pinheiro
Primeiro Orientador: Aguiar, Wanda Maria Junqueira de
Resumo: O presente estudo tem como objetivo contribuir com os estudos existentes no campo da psicologia da educação acerca da formação dos valores morais segundo a perspectiva da psicologia sócio-histórica. Trata-se de uma pesquisa teórica fundamentada no materialismo histórico-dialético e por isso, recorre às contribuições marxistas no campo da filosofia que investigam a questão ética e moral. Em revisão de literatura foram encontrados poucos trabalhos sobre a temática fundamentados na psicologia sócio-histórica. Como a formação moral está intimamente relacionada à educação - em seu sentido amplo e formal -, buscou-se também investigações orientadas pela pedagogia histórico-crítica, uma vez que esta se fundamenta tanto no materialismo histórico-dialético como nas contribuições teóricas de Vigotski, Luria, Leontiev e Elkonin. Pela incontestável importância de sua contribuição para a compreensão do desenvolvimento moral, propõe-se uma leitura dialética da teoria piagetiana – são analisadas as bases filosóficas de sua teoria e a sua psicologia. A tese aqui sustentada é: que a moralidade é histórica e social, e que os humanos não são naturalmente egoístas; que a moralidade é qualitativamente diferenciada tanto em níveis de desenvolvimento (anomia, moralidade da obediência e moralidade crítica) como em suas raízes, isto é, segundo a ética que a sustenta; que a moralidade crítica é substancialmente distinta do nível mais elevado segundo a concepção liberal (moralidade autônoma). Compreendendo a ética como uma produção humana e, portanto, mediada, reafirma que há valores radicalmente liberais e há valores voltados à emancipação humana. Apontando a diferença entre ética, moral e moralidade, conclui-se que a moralidade é a objetivação da ética, daí a importância de compreender sua formação. A unidade dialética que consubstancializa a moralidade é a autorregulação, a imaginação e o pensamento por conceitos. A partir dessa unidade são propostos seis princípios orientadores para a formação da moralidade crítica no ambie nte escolar, quais sejam: a) O jogo coletivo é fundante da moralidade infantil; b) O pensamento por conceitos científicos é imprescindível para a formação da moralidade crítica; c) O sofrimento ético político fortalece a moralidade da obediência e limita a formação da moralidade crítica; d) A resolução de conflitos nas relações entre os estudantes é uma prática social que contribui com o desenvolvimento da moralidade crítica; e) Atividades colaborativas contribuem para a educação não individualista, com senso de coletividade, essencial para a formação da moralidade crítica; f) a vivência estética contribui para a formação da moralidade crítica. Por fim, são apontados os limites à formação da moralidade crítica na escola e a necessidade da consideração do devir na práxis voltada para a emancipação humana
Abstract: The present study aims to contribute to the existing studies in the Psychology of Education field about the formation of moral values according to Socio-historical Psychology perspective. It is a theoretical research based on Historical-dialectical Materialism and therefore, using Marxist contributions in the philosophy field that investigate ethical and moral issue. In a literature review, few studies on the theme based on Socio-historical Psychology were found. As moral formation is closely related to education - in its broad and formal sense - we also sought investigations guided by Historical-critical Pedagogy, since it is based both on Historical-dialectical Materialism and on Vigotski, Luria, Leontiev and Elkonin’s theoretical contributions. Due to the undeniable importance of its contribution to the moral development understanding, a dialectical reading of piagetian theory is proposed – philosophical bases of his theory and psychology were analyzed. The thesis here is: morality is historical and social, and humans are not naturally selfish; according to its ethics, morality is qualitatively differentiated both in levels of development (anomy, morality of obedience and critical morality) and in its roots; critical morality is substantially distinct from the higher level according to the liberal conception (autonomous morality). Understanding ethics as a human production and, therefore, mediated, it is reaffirmed that there are radically liberal values and there are values aimed at human emancipation. Pointing out the difference between ethics, moral and morality, it is concluded that morality is the objectification of ethics, hence the importance of its formation. The dialectical unit that consubstantializes morality is self-regulation, imagination and thought by concepts. From this unit, six guiding principles are proposed for critical morality formation in the school environment, which are: a) Collective game is the child morality foundation; b) Thought by concepts is fundamental for critical morality formation; c) Ethical-political suffering strengthens the morality of obedience and limits the formation of critical morality; d) Conflicts resolution in relations between students is a social practice that contributes to the development of critical morality; e) Collaborative activities contribute to non-individualistic education and a sense of collectivity, essential for critical morality formation; f) Aesthetic experience contributes to critical morality formation. Finally, critical morality formation limits in school and the need to encompass the devir in the praxis aimed at human emancipation are pointed out
Palavras-chave: Autonomia moral
Moralidade crítica
Formação moral
Psicologia sóciohistórica
Moral autonomy
Critical morality
Moral formation
Socio-historical Psychology
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação
Citação: Fernandes, Eliane Pinheiro. A moralidade crítica: contribuições sobre a formação da moralidade na perspectiva da psicologia sócio-histórica. 2021. Tese (Doutorado em Educação: Psicologia da Educação) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/24728
Data do documento: 5-Nov-2021
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