REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Estudos Pós-Graduados em Desenvolvimento de Jogos Digitais
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dc.creatorSantos, Ezequiel França dos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7055262915895198pt_BR
dc.contributor.advisor1Lemes, David de Oliveira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0456341463142407pt_BR
dc.date.accessioned2022-03-11T14:17:28Z-
dc.date.available2022-03-11T14:17:28Z-
dc.date.issued2022-01-26-
dc.identifier.citationSantos, Ezequiel França dos. Gestos e jogos: reflexões e desenvolvimento de um sistema de detecção de gestos baseado em Wearables para controle de jogos. 2022. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento de Jogos Digitais) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Desenvolvimento de Jogos Digitais da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/25768-
dc.description.resumoEsta pesquisa pretende geral desenvolver um estudo sobre o uso de wearables em jogos, em particular detectar gestos e utilizar como dispositivos de entrada em jogos, contemplando os fundamentos envolvidos, algoritmos utilizados além da análise de game design, ergonomia e aspectos sociais na abordagem. Apresentamos a modelagem do algoritmo de detecção dos gestos utilizando redes neurais, além de relatar o processo de desenvolvimento e experimentação de hardware e software, sua arquitetura e integração. A justificava dessa investigação é a possibilidade de exploração de uma interface não-convencional para o controle de jogos e escassez de debate sobre especificamente wearables sob a mesma ótica. Além disso, com a ascensão mercado de wearables e da indústria de desenvolvimento de jogos digitais, existe espaço para se explorar o tema. Uma das motivações para a pesquisa teve início no desenvolvimento de um projeto open-source, uma biblioteca para aquisição do movimento de shake (chacoalhar) do Apple Watch, visto que nas bibliotecas padrões do sistema operacional watchOS esta categoria de recurso não existe. Com este projeto verificou-se que as interfaces digitais de wearables não estão limitadas somente as micro-interações, mas também a toda possibilidade de aquisição de dados e detecção de padrões. Deste modo, a escolha do desenvolvimento de um sistema de controle baseado em wearables para este projeto tem o intuito também de fomentar a aplicabilidade dessas tecnologias em jogos digitaispt_BR
dc.description.abstractThis research has as general objective to develop a study on the use of wearables in games, particularly the detection of gestures to use as input devices in games, contemplating the fundamentals involved, algorithms used, and game design analysis, ergonomics, and social aspects in the approach. We present the modelling of the gesture detection algorithm using neural networks and reporting the process of development and experimentation of hardware and software, their architecture, and integration. The justification for this investigation is the possibility of exploiting an unconventional interface for the control of games and the scarcity of debate about specific wearables from the same perspective. In addition, with the rise in wearables and the digital game development industry, there is space to explore the theme. One motivation for the research started with developing an open-source project, a library for the acquisition of the shaking movement of the Apple Watch since within the standard libraries of the operating system watchOS, this resource does not exist. Furthermore, we verified that the wearables interfaces are not limited to micro-interactions, opening others possibilities like data acquisition and pattern detection with this project. Thus, the choice of developing a wearable control system for this project also aims to promote the applicability of these technologies in digital gamesen_US
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Ciências Exatas e Tecnologiapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsPUC-SPpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Estudos Pós-Graduados em Desenvolvimento de Jogos Digitaispt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectWearablespt_BR
dc.subjectDispositivos não convencionais no controle de jogospt_BR
dc.subjectRedes neurais artificiaispt_BR
dc.subjectControle baseado em gestospt_BR
dc.subjectAcelerômetropt_BR
dc.subjectNon-conventional devices in game controlen_US
dc.subjectArtificial neural networksen_US
dc.subjectGestures based controlsen_US
dc.subjectAccelerometeren_US
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIASpt_BR
dc.titleGestos e jogos: reflexões e desenvolvimento de um sistema de detecção de gestos baseado em Wearables para controle de jogospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
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