REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Estudos Pós-Graduados em Literatura e Crítica Literária
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Tipo: Dissertação
Título: A escrita palimpsestica de João Anzanello Carrascoza: uma leitura em Conto para uma só voz
Título(s) alternativo(s): João Anzanello Carrascoza's palimpsest writing
Autor(es): Mello, Ana Maria Carneiro de
Primeiro Orientador: Navas, Diana
Resumo: Esta dissertação tem por objetivo demonstrar como os recursos de inter e intratextualidade se manifestam na obra de João Anzanello Carrascoza, em especial, em Conto para uma só voz (2020), que constitui o corpus deste estudo. A pesquisa, bibliográfica, de natureza qualitativa, com fins exploratórios e descritivos, parte da hipótese de que, por meio desses recursos, o autor apresenta uma voz única, formada pela união de múltiplas vozes. Para se alcançar o objetivo e pavimentar o caminho que leva à observação da inter e da intratextualidade em Conto para uma só voz, a investigação está organizada em três capítulos. No primeiro, apresenta-se breve análise de temas, estilos e formas na obra do autor, a fim de oferecer um panorama do conjunto de sua produção e traços nela recorrentes, tais como a prosa poética, a fragmentação do discurso, o hibridismo de gêneros, o fluxo de pensamento, a elaboração de metáforas, o jogo gráfico com as palavras, o silêncio, os recursos da metaficção e a recorrência à memória. No segundo capítulo, discute-se o conceito de intertextualidade a partir das concepções teóricas de Mikhail Bakhtin, Julia Kristeva e Gérard Genette, discussão essa que permite, no terceiro capítulo, empreender a leitura de Conto para uma só voz. Na narrativa, são evidenciados e analisados os discursos inter e intratextuais que o corpus estabelece não apenas com outras obras literárias, mas também com outras linguagens artísticas, assim como com a própria obra de Carrascoza, oferecendo-se o texto como um mosaico, construído não por peças, mas a partir de diversas vozes, que são habilmente orquestradas e unificadas por meio da voz do narrador carrascoziano. A análise desses diálogos permite-nos constatar que tal voz, que muito revisita os clássicos, pode ser equiparada à voz que neles ecoa em virtude da maestria com que o discurso poético é construído
Abstract: This dissertation aims to demonstrate how the resources of inter and intratextuality are manifested in the work of João Anzanello Carrascoza, in particular, in Conto para uma só voz (2020), which constitutes the corpus of this study. The bibliographical research, qualitative in nature, with exploratory and descriptive purposes, is based on the hypothesis that, through these resources, the author presents a single voice, formed by the union of multiple voices. To reach the objective and pave the way that leads to the observation of inter and intratextuality in Conto para uma só voz, the investigation is organized into three chapters. In the first, a brief analysis of themes, styles and forms in the author's work is presented, in order to offer an overview of his production as a whole and its recurrent features, such as poetic prose, the fragmentation of discourse, the hybridity of genres, the flow of thought, the elaboration of metaphors, the graphic game with words, silence, the resources of metafiction and the recourse to memory. In the second chapter, the concept of intertextuality is discussed based on the theoretical conceptions of Mikhail Bakhtin, Julia Kristeva and Gérard Genette, a discussion that allows, in the third chapter, to undertake the reading of Conto para uma só voz. In the narrative, the inter and intratextual discourses that the corpus establishes not only with other literary works, but also with other artistic languages are highlighted and analyzed, as well as with Carrascoza's own work, offering the text as a mosaic, constructed not in pieces, but from different voices, which are skillfully orchestrated and unified through the voice of the carrascozian narrator. The analysis of these dialogues allows us to see that such a voice, which often revisits the classics, can be compared to the voice that echoes in them due to the mastery with which the poetic discourse is constructed
Palavras-chave: Narrativa contemporânea
João Anzanello Carrascoza
Conto para uma só voz
Intertextualidade
Intratextualidade
Contemporary narrative
João Anzanello Carrascoza
Conto para uma só voz
Intertextuality
Intratextualit
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::TEORIA LITERARIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Literatura e Crítica Literária
Citação: Mello, Ana Maria Carneiro de. A escrita palimpsestica de João Anzanello Carrascoza: uma leitura em Conto para uma só voz. 2022. Dissertação (Mestrado em Literatura e Crítica Literária) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Literatura e Crítica Literária da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/25791
Data do documento: 2-Fev-2022
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