REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Comunicação Humana e Saúde
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Tipo: Tese
Título: Percepção do ruído e seus efeitos em funcionários e usuários de um hospital universitário
Título(s) alternativo(s): Perception and effects of noise in employees and users of a university hospital
Autor(es): Passos, Priscila Silva
Primeiro Orientador: Fiorini, Ana Claudia
Resumo: Funcionários e usuário de hospitais são constantemente expostos a ruídos provenientes de diversas fontes. Objetivo: Investigar a percepção e os efeitos do ruído em funcionários e usuários de um hospital universitário no município de Lagarto-SE. Método: Estudo observacional de corte transversal. A amostra foi de 170 funcionários e 100 usuários. Os procedimentos incluíram a aplicação de anamnese e questionário de incômodo ao ruído adaptado para o ambiente hospitalar. Os funcionários também responderam um questionário bipolar de avaliação de fadiga. Foram realizadas medições dos níveis de ruído por meio de dosimetrias em funcionários durante suas jornadas de trabalho, nos turnos diurno e noturno. Foram encontrados valores de Leq entre 66,1 e 79 dB(A), com níveis mais elevados no turno diurno. A análise dos dados foi realizada por meio da aplicação de testes qui-quadrado de independência e ajustes de modelos de regressão logística. Resultados: A maioria dos profissionais entrevistados era do sexo feminino (69,4%), a média de idade foi de 38 anos, sendo 21,8% enfermeiros, 17,1% fisioterapeutas, 7,6% médicos, 51,7% técnicos de enfermagem e 1,8% terapeutas ocupacionais. A maioria dos usuários era do sexo masculino (65%) com média de idade de 49,1 anos e tempo médio de internação de 9,4 dias. A maioria dos profissionais (54,1%) considerou o local repetidamente ou sempre ruidoso e 85,9% classificaram sua intensidade como moderada ou intensa. Quanto aos pacientes, 85% relataram que o ambiente é “as vezes” ou “sempre” ruidoso e 56% o consideraram moderado ou intenso. O período do dia considerado mais ruidoso, tanto pelos profissionais quanto pelos usuários, foi o da manhã. As principais fontes de ruído citadas pelos participantes da pesquisa foram os profissionais do hospital. Os modelos de regressão logística ajustados para os profissionais indicaram que quanto maior a percepção do ruído no ambiente, maiores serão as seguintes queixas: incômodo, mau humor, cansaço, interferência na eficiência no trabalho, dor de cabeça, incômodo com ruídos de equipamentos, estresse, irritabilidade, nervosismo, alteração na produtividade e cansaço visual. Com relação ao questionário de fadiga no trabalho, as maiores médias estão relacionadas ao cansaço (5,3) e à dificuldade de concentração (3,7). A maioria (97,1%) dos profissionais relatou que o ruído no hospital pode prejudicar o paciente e 79,4% apontaram que estratégias podem ser realizadas para minimizar esta exposição. Quanto aos pacientes, 55% afirmaram que o ruído no hospital não prejudica o paciente e apenas 25% relataram que algo pode ser feito com o intuito de mitigar a ocorrência desse agente. A medida mais apontada por ambos os grupos foi a realização de ações de conscientização dos profissionais (63%). Conclusão: Houve percepção quando a frequência, a intensidade e a queixas relacionadas ao ruído, por parte dos profissionais. Embora tenha percepção quanto à ocorrência do ruído no hospital, a maioria dos pacientes não está ciente dos possíveis efeitos deletérios causados por ele. A categoria profissional, a queixa de incômodo a sons intensos e a percepção quanto à frequência do ruído foram as variáveis mais associadas ao ruído no ambiente hospitalar
Abstract: Hospital employees and users are constantly exposed to noise from different sources. Objective: To investigate the perception and effects of noise in employees and users of a university hospital in the city of Lagarto-SE. Methods: Cross-sectional observational study. The sample consisted of 170 employees and 100 users. The procedures included the application of anamnesis and a noise annoyance questionnaire adapted for the hospital environment. Employees also completed a bipolar questionnaire in the evaluation of fatigue. Noise levels were measured by dosimetry in employees during their workdays, during day and night shifts. Leq values between 66.1 and 79 dB(A) were found, with higher levels in the day shift. Data analysis was performed through the application of chi-square tests of independence and adjusted logistic regression models. Results: Most of the professionals interviewed were female (69.4%), the mean age was 38 years old, 21.8% were nurses, 17.1% were physiotherapists, 7.6% were physicians, 51.7% were licensed practical nurses, and 1.8% were occupational therapists. Most users were male (65%) with a mean age of 49.1 years old and a mean length of stay of 9.4 days. Most professionals (54.1%) considered the place repeatedly or always noisy and 85.9% classified its intensity as moderate or intense. As for patients, 85% reported that the environment is “sometimes” or “always” noisy, and 56% considered it moderate or intense. The part of the day considered the noisiest, both by professionals and users, was the morning. The main sources of noise cited by the research participants were hospital professionals. Logistic regression models adjusted for professionals indicated that the greater the perception of noise in the environment, the greater the following complaints: discomfort, bad mood, tiredness, interference with work efficiency, headache, annoyance with equipment noise, stress, irritability, nervousness, change in productivity, and eye strain. Regarding the fatigue at work questionnaire, the highest means are related to tiredness (5.3) and difficulty in concentrating (3.7). The majority (97.1%) of the professionals reported that the noise in the hospital can harm the patient and 79.4% pointed out that strategies can be carried out to minimize such exposure. As for patients, 55% stated that the noise in the hospital does not harm the patient and only 25% reported that something can be done to mitigate the occurrence of this agent. The measure most pointed out by both groups was the performance of awareness actions by professionals (63%). Conclusion: We highlight the frequency, intensity, and complaints related to noise, on the part of the professionals. Although they are aware of the occurrence of noise in the hospital, most patients are not aware of the possible deleterious effects caused by it. The professional category, the complaint of annoyance to loud sounds, and the perception of noise frequency were the variables most associated with noise in the hospital environment
Palavras-chave: Ruído
Saúde do trabalhador
Pessoal de saúde
Noise
Occupational health
Health personnel
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FONOAUDIOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação Humana e Saúde
Citação: Passos, Priscila Silva. Percepção do ruído e seus efeitos em funcionários e usuários de um hospital universitário. 2022. Tese (Doutorado em Comunicação Humana e Saúde) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação Humana e Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/25814
Data do documento: 14-Fev-2022
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