REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/25821
Tipo: Dissertação
Título: “Levanta, sacode a poeira e dá a volta por cima”: português como língua de acolhimento para imigrantes
Autor(es): Vallc, Mara Lúcia Jabali
Primeiro Orientador: Lessa, Angela Brambilla Cavenaghi Themudo
Resumo: A presente pesquisa tem por objetivo compreender o processo de ensinoaprendizagem de língua portuguesa e os imbricamentos interculturais experienciados por meio de aulas ministradas para um grupo de imigrantes jovens e adultos, na cidade de São Paulo. A fundamentação teórica é norteada pela Teoria Sócio-Histórico-Cultural de Vygotsky ([1931] 1997, [1930] 1999, [1930] 2007, [1934] 2001), assim como conceitos de língua portuguesa como língua de acolhimento pautada em Grosso (2010) e São Bernardo (2016); de língua na perspectiva da interculturalidade em Mendes (2011) e Candau (2011); e na Linguística Aplicada pensada por pesquisadores como Moita Lopes (2006a, 2006b), Fabrício (2006) e Pennycook (2006). Metodologicamente, este trabalho ancora-se na Pesquisa Crítica de Colaboração (PCCol) (MAGALHÃES, 2004, 2011, 2012). A pesquisa é de abordagem qualitativa (TRIVIÑOS, 1987) e foi realizada com 20 participantes e uma professora de um Centro Integrado de Jovens e Adultos, pertencente à Secretaria Municipal de Educação de São Paulo. A coleta de dados foi realizada por meio de observação das aulas e conversas reflexivas entre pesquisadora e professora, um questionário de perfil dos alunos imigrantes e uma entrevista semiestruturada com a professora, organizadas de acordo com a análise de conteúdos temáticos, compreendidos nesta pesquisa como sentidos identificados na prática pedagógica da professora, interculturalidade e cidadania. A análise e a interpretação dos dados apontam que o ensino de língua de acolhimento não tem sido estudado neste contexto. Outrossim, a interculturalidade emerge a partir de temas que sirvam de ponte para a discussão de aspectos interculturais entre os participantes nas aulas, durante as interações de ensino-aprendizagem
Abstract: This research aims to understand the Portuguese language teaching-learning process and the intercultural overlaps experienced through classes given to a group of young and adult immigrants in the city of São Paulo. The theoretical foundation is guided by Vygotsky's Socio-Historical-Cultural Theory ([1931] 1997, [1930] 1999, [1930] 2007, [1934] 2001), as well as concepts of Portuguese as a host language based on Grosso (2010) and São Bernardo (2016); on language from the perspective of interculturality in Mendes (2011) and Candau (2011); and on Applied Linguistics designed by researchers such as Moita Lopes (2006), Fabrício (2006) and Pennycook (2006). Methodologically, this work is anchored in the Critical Collaboration Research (PCCol) (MAGALHÃES, 2004, 2011, 2012). The research has a qualitative approach (TRIVIÑOS, 1987) and it was carried out with 20 participants and a teacher from an Integrated Center for Youth and Adults, belonging to the Municipal Department of Education of São Paulo. Data collection was carried out through observation of classes and reflective conversations between researcher and teacher, a profile questionnaire of immigrant students and a semi-structured interview with the teacher, organized according to the analysis of thematic content, understood in this research as meanings identified to the teacher's pedagogical practice, interculturality and citizenship. Data analysis and interpretation indicate that host language teaching has not been studied in this context. Furthermore, interculturality emerges from themes that serve as a bridge for the discussion of intercultural aspects among the participants in the classes, during the teachinglearning interactions.
Palavras-chave: Imigrantes
Educação de jovens e adultos
Língua portuguesa como língua de acolhimento
Interculturalidade
Immigrants
Youth and adult education
Portuguese language as a host language
Interculturality
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem
Citação: Vallc, Mara Lúcia Jabali. “Levanta, sacode a poeira e dá a volta por cima”: português como língua de acolhimento para imigrantes. 2022. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/25821
Data do documento: 11-Fev-2022
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Mara Lucia Jabali Vallc.pdf1,98 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.