Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/25821
Tipo: | Dissertação |
Título: | “Levanta, sacode a poeira e dá a volta por cima”: português como língua de acolhimento para imigrantes |
Autor(es): | Vallc, Mara Lúcia Jabali |
Primeiro Orientador: | Lessa, Angela Brambilla Cavenaghi Themudo |
Resumo: | A presente pesquisa tem por objetivo compreender o processo de ensinoaprendizagem de língua portuguesa e os imbricamentos interculturais experienciados por meio de aulas ministradas para um grupo de imigrantes jovens e adultos, na cidade de São Paulo. A fundamentação teórica é norteada pela Teoria Sócio-Histórico-Cultural de Vygotsky ([1931] 1997, [1930] 1999, [1930] 2007, [1934] 2001), assim como conceitos de língua portuguesa como língua de acolhimento pautada em Grosso (2010) e São Bernardo (2016); de língua na perspectiva da interculturalidade em Mendes (2011) e Candau (2011); e na Linguística Aplicada pensada por pesquisadores como Moita Lopes (2006a, 2006b), Fabrício (2006) e Pennycook (2006). Metodologicamente, este trabalho ancora-se na Pesquisa Crítica de Colaboração (PCCol) (MAGALHÃES, 2004, 2011, 2012). A pesquisa é de abordagem qualitativa (TRIVIÑOS, 1987) e foi realizada com 20 participantes e uma professora de um Centro Integrado de Jovens e Adultos, pertencente à Secretaria Municipal de Educação de São Paulo. A coleta de dados foi realizada por meio de observação das aulas e conversas reflexivas entre pesquisadora e professora, um questionário de perfil dos alunos imigrantes e uma entrevista semiestruturada com a professora, organizadas de acordo com a análise de conteúdos temáticos, compreendidos nesta pesquisa como sentidos identificados na prática pedagógica da professora, interculturalidade e cidadania. A análise e a interpretação dos dados apontam que o ensino de língua de acolhimento não tem sido estudado neste contexto. Outrossim, a interculturalidade emerge a partir de temas que sirvam de ponte para a discussão de aspectos interculturais entre os participantes nas aulas, durante as interações de ensino-aprendizagem |
Abstract: | This research aims to understand the Portuguese language teaching-learning process and the intercultural overlaps experienced through classes given to a group of young and adult immigrants in the city of São Paulo. The theoretical foundation is guided by Vygotsky's Socio-Historical-Cultural Theory ([1931] 1997, [1930] 1999, [1930] 2007, [1934] 2001), as well as concepts of Portuguese as a host language based on Grosso (2010) and São Bernardo (2016); on language from the perspective of interculturality in Mendes (2011) and Candau (2011); and on Applied Linguistics designed by researchers such as Moita Lopes (2006), Fabrício (2006) and Pennycook (2006). Methodologically, this work is anchored in the Critical Collaboration Research (PCCol) (MAGALHÃES, 2004, 2011, 2012). The research has a qualitative approach (TRIVIÑOS, 1987) and it was carried out with 20 participants and a teacher from an Integrated Center for Youth and Adults, belonging to the Municipal Department of Education of São Paulo. Data collection was carried out through observation of classes and reflective conversations between researcher and teacher, a profile questionnaire of immigrant students and a semi-structured interview with the teacher, organized according to the analysis of thematic content, understood in this research as meanings identified to the teacher's pedagogical practice, interculturality and citizenship. Data analysis and interpretation indicate that host language teaching has not been studied in this context. Furthermore, interculturality emerges from themes that serve as a bridge for the discussion of intercultural aspects among the participants in the classes, during the teachinglearning interactions. |
Palavras-chave: | Imigrantes Educação de jovens e adultos Língua portuguesa como língua de acolhimento Interculturalidade Immigrants Youth and adult education Portuguese language as a host language Interculturality |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
Sigla da Instituição: | PUC-SP |
metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem |
Citação: | Vallc, Mara Lúcia Jabali. “Levanta, sacode a poeira e dá a volta por cima”: português como língua de acolhimento para imigrantes. 2022. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2022. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/25821 |
Data do documento: | 11-Fev-2022 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Mara Lucia Jabali Vallc.pdf | 1,98 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.