REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciência da Religião
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/25930
Tipo: Tese
Título: Abandonado no meio do deserto como um santo que Deus largou em plena penitência: das raízes do romantismo aos Lugares do Sagrado na obra de Caio Fernando Abreu
Autor(es): Dias, Cleberson
Primeiro Orientador: Londoño, Fernando Torres
Resumo: Esta tese está dividida em três movimentos. O primeiro – da carne – propõe-se a analisar, a partir da sua biografia, entrevistas, cartas e crônicas, os espaços que o “Sagrado” ocupa na vida do escritor brasileiro Caio Fernando Abreu. “Entre-atos”, o segundo movimento – do espírito – trata o autor a partir dos pressupostos próprios do Romantismo: sua obra anuncia a primazia da emoção sobre a razão, delineando uma literatura que busca o interior e o “encontro” com a Natureza. O terceiro e último movimento – do sagrado – reelabora-se no espelhamento do primeiro e do segundo, verificando suas implicações nos elementos narrativos de duas obras literárias: Triângulo das Águas e Onde andará Dulce Veiga?. As hipóteses: o interesse quase obsessivo pela “Outra Coisa” resulta numa literatura empenhada em elevar o espírito. Na direção do Infinito. Ocorre que o escritor é mesmo um romântico do final do século XX que busca a Deus, e sua poética incorpora os aspectos próprios dos novos movimentos espirituais
Abstract: This thesis is divided into three movements. The first – the flesh – proposes to analyze, based on his biography, interviews, letters and chronicles, the spaces that “Holy” occupies in the life of Brazilian writer Caio Fernando Abreu. “Between acts”, the second movement – the spirit – deals with the author based on the assumptions of Romanticism: his work announces the primacy of emotion over reason, outlining a kind of literature that seeks the inside and the “meeting” with Nature. The third and last movement – the sacred – is rebuilt in the mirroring of the first and the second, verifying its implications in the narrative elements of two literary works: Triângulo das Águas and Onde andará Dulce Veiga? The hypotheses: the almost obsessive interest in the “Other Thing” results in a literature committed to elevating the spirit. Towards Infinity. The writer is a late twentieth-century romantic, who seeks God, and his poetry incorporates aspects of the new spiritual movements
Palavras-chave: Caio Fernando Abreu
Religião
Literatura
Sagrado
Romantismo
Natureza
Caio Fernando Abreu
Religion
Literature
Holy
Romanticism
Nature
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA::OUTRAS SOCIOLOGIAS ESPECIFICAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Sociais
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciência da Religião
Citação: Dias, Cleberson. Abandonado no meio do deserto como um santo que Deus largou em plena penitência: das raízes do romantismo aos Lugares do Sagrado na obra de Caio Fernando Abreu. 2022. Tese (Doutorado em Ciência da Religião) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciência da Religião da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/25930
Data do documento: 11-Mar-2022
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