REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/26025
Tipo: Dissertação
Título: Culturas infantis na Língua Inglesa em uma perspectiva multidimensional para uma análise de valores
Autor(es): Silva, Maria Jaqueline da
Primeiro Orientador: Sardinha, Antonio Paulo Berber
Resumo: Os objetivos do projeto atual são (1) detectar os principais discursos / temas em registros que os alunos geralmente participam dentro e fora da escola; e (2) verificar até que ponto esses discursos refletem princípios éticos, como os descritos no programa Educação para Cidadania Global (ECG), da UNESCO. A motivação para este estudo inclui (a) pouca pesquisa foi realizada em registros direcionados a crianças a partir de um corpus e perspectivas de discurso; a maioria das pesquisas em linguística de corpus concentra-se em registros usados na vida adulta; (b) os educadores de línguas muitas vezes devem selecionar materiais para suas aulas que sustentem princípios éticos, como prevenção de danos, solidariedade, equidade e justiça, mas suas percepções de como determinados textos aderem a esses princípios podem estar em conflito com a linguagem real usada nos textos. Um corpus de registros comumente usados dentro e fora da sala de aula por professores e jovens alunos foi coletado, compreendendo 800 textos no total, provenientes de animação de televisão / cinema, canções de ninar, séries de televisão e narrativas de vídeo game. Foi realizada uma análise lexical multidimensional, que apontou cinco grandes discursos ou temas: (1) Segurança e planejamento de ações; (2) Situação, solução de problemas e avaliação; (3) Bem-estar e movimento; (4) Ser educado e expressar sentimentos; (5) Descrever cenas, cenário e pessoas. Esses discursos principais não refletem os princípios éticos exatos da UNESCO, mas um conjunto diferente de valores. Para triangular esses resultados, o corpus foi codificado por princípios éticos por três codificadores, utilizando uma escala baseada nos princípios da UNESCO. Em seguida, uma Análise de Função Discriminante foi executada a fim de determinar se as percepções dos codificadores poderiam ser previstas. Os resultados mostraram que os julgamentos do codificador podem ser previstos a partir do léxico em média 70% das vezes. No geral, os resultados mostram como os princípios éticos são indexados nos principais discursos e sugerem que o léxico pode ser usado como um preditor do julgamento ético
Abstract: The goals of the current project are (1) to detect the major discourses/themes in registers that school children generally engage with, in and out of school; and (2) to verify the extent to which these discourses reflect ethical principles, more specifically those in UNESCO’s Education for Global Citizenship program. The motivation for this study include (a) little research has been carried out on children-targeted registers from a corpus and discourse perspectives; most research in corpus linguistics focuses on registers used in adult life; (b) language educators are often expected to select materials for their lessons that uphold ethical principles such as the prevention of harm, solidarity, equity and justice, but their perceptions of how particular texts adhere to these principles may be at odds with the actual language used in the texts. A corpus of registers commonly used in and out of the classroom by teachers and young learners was collected, comprising 800 texts in total from television/film animation, nursery rhymes, television series and videogame narrative. A lexical multidimensional analysis was carried out, which pointed out five major discourses or themes: (1) Searching for safety and planning actions; (2) Situation, problem solution and evaluation; (3) Well-being and movement; (4) Being polite and expressing feelings; (5) Describing scenes, background and people. These major discourses do not reflect the exact UNESCO ethical principles, but a different set of values. In order to triangulate these results, the corpus was coded for ethical principles by three coders, using a scale based on the UNESCO principles. Then a Discriminant Function Analysis was run in order to determine if the coders’ perceptions could be predicted. The results showed the coder’s judgments could be predicted from the lexis on average 70% of the time. Overall, the findings show how ethical principles are indexed in the major discourses, and suggest lexis can be used as a predictor of ethical judgment
Palavras-chave: Análise multidimensional
Registros infantis
Valores éticos
Ensino Fundamental
Cidadania
Multidimensional analysis
Children registers
Ethical values
Elementary school
Citizenship
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem
Citação: Silva, Maria Jaqueline da. Culturas infantis na Língua Inglesa em uma perspectiva multidimensional para uma análise de valores. 2022. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/26025
Data do documento: 22-Mar-2022
Aparece nas coleções:Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Maria Jaqueline da Silva.pdf2,79 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.