REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação nas Profissões da Saúde
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Tipo: Dissertação
Título: Análise da satisfação com o cateterismo vesical intermitente limpo
Título(s) alternativo(s): Analysis of satisfaction with clean intermittent vesical catheterization
Autor(es): Greghi, Eliana de Fatima Martins
Primeiro Orientador: Azevedo, Gisele Regina de
Resumo: Introdução: A educação em saúde, neste trabalho, foi direcionada à capacitação dos pacientes para utilização do cateter hidrofílico e pré-lubrificado e sua motivação para adesão ao cateterismo vesical intermitente limpo (CVIL).Objetivo: Comparar os aspectos do uso de dois cateteres vesicais para a pessoa com resíduo pós-miccional, no cateterismo vesical intermitente limpo. Método: Participaram deste estudo 50 pacientes com resíduo pós-miccional que realizam CVIL. Foram avaliados dois cateteres lubrificados de diferentes tecnologias, por 7 dias e 6 cateterismo vesicais ao dia, por meio do preenchimento de instrumento validado de percepção da satisfação do cliente. Resultados: O conjunto para o CVIL apresentou maior satisfação dos participantes nos atributos avaliados. No que se refere a abertura, houve 82% de satisfação para o cateter de PVC pré-lubrificado com glicerol (C2). No item deslizamento, houve satisfação de 92%, com mediana de 4,0 para cateter hidrofílico de poliuretano pré-lubrificado com PVP (C1). No item retirada de cateter, o (C2) apresentou satisfação de 86%. Quanto a sensibilidade, 40% dos participantes apresentaram desconforto com o (C2) e 70% apresentaram satisfação com o C1. No score foi observado um percentual de satisfação de 90 % para o C2 e 86% para o C1 no conjunto para o CVIL. Provavelmente a abertura da embalagem, inserção, retirada, facilidade de transporte, higiene e a técnica sem toque foram fundamentais na satisfação com o conjunto para o CVIL. Análise dos Dados: Os dados foram analisados por meio de medidas descritivas (mediana, percentis), bem como por teste de comparação, notadamente quanto à avaliação dos tipos de cateteres utilizados. Conclusão: O conjunto apresentou um percentual de satisfação em sua inserção, deslizamento e retirada. Esta avaliação de ensino aprendizagem é individualizada e considera as dificuldades e preferências dos participantes. Esta informação pode ser determinante para sua adesão ao CVIL
Abstract: Introduction – Health education, in this study, was directed to the capacitation of patients to use the hydrophilic pre-lubricated catheters and their motivation to join the CIVC. Objective – To compare the usage aspects of two bladder catheters for a person with post urination residue in the CIVC. Method. Fifty patients took part in this study. They have post urination residue and use clean intermittent vesical catheterization. Two lubricated catheters of different technologies were used for seven days, six vesical catheterization a day, and they were evaluated by filling an instrument of percepction of customer satisfaction. Results – The set for CIVC resulted in greater satisfaction on participants, considering the attributes evaluated. Concerning the opening, there was 82% satisfaction for the catheter of PVC, pre lubricated with glyserol (C2). Concerning sliding, there was 92% satisfaction, with median of 4,0 for hydrophilic polyuretane catheter, pre lubricated with PVP (C1). Concerning the catheter withdrawal, (C2) presented 86% satisfaction. Concerning sensibility, 40% participants presented discomfort with (C2) and 70% presented satisfaction with (C1). On the scoreboard , it was observed 90% satisfaction for (C2) and 86% for (C1) in the set for CIVC. Probably, opening, insertion, withdrawal, ease of transport, hygiene and the non-touch techinique were fundamental to the satisfaction with the set for CIVC. Data Analysis – Data were analysed through descriptive measures (median, percentile), as well as comparison tests for the evaluation of the kind of catheters used. Conclusion – The set presented a percentual of satisfaction on insertion, sliding and withdrawal. Opinion like ‘difficult ‘, was used referring to rigidity on insertion and withdrawl. This evaluation of teaching learning is individualised and considers the difficulties and preferences of paticipants. This information can be determining for your the adherence to CVlL
Palavras-chave: Educação em saúde
Cateterismo uretral intermitente
Satisfação do paciente
Incontinência urinária
Health education
Intermittent urethral catheterization
Patient´s satisfaction
Urinary incontinence
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação nas Profissões da Saúde
Citação: Greghi, Eliana de Fatima Martins. Análise da satisfação com o cateterismo vesical intermitente limpo. 2022. Dissertação (Mestrado em Educação nas Profissões da Saúde) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação nas Profissões da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Sorocaba, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/26046
Data do documento: 28-Mar-2022
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