REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Educação: História, Política, Sociedade
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dc.creatorFigueira, Cristina Aparecida Reis-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5574059370261523pt_BR
dc.contributor.advisor1Barreira, Luiz Carlos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0821428930913743pt_BR
dc.date.accessioned2022-05-30T17:54:29Z-
dc.date.available2022-05-30T17:54:29Z-
dc.date.issued2003-05-03-
dc.identifier.citationFigueira, Cristina Aparecida Reis. O cinema do povo: um projeto da educação anarquista – 1901 - 1921. 2003. Dissertação (Mestrado em Educação: História, Política, Sociedade) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedade da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2003.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/26151-
dc.description.resumoA presente pesquisa se inscreve no âmbito dos estudos historiográficos que tratam dos projetos e modelos pedagógicos em circulação nas primeiras décadas da República brasileira. O objeto deste trabalho é a investigação sobre as várias utilizações da linguagem cinematográfica detectadas no debate educacional anarquista. Esse debate manifestou-se principalmente na imprensa ácrata, que foi considerada neste estudo, como um "Iugar de memória" para os vários projetos da educação anarquista no período compreendido entre 1900 e 1921. Com essa abordagem o estudo focalizou principalmente o jornal A Lanterna, sem descartar A Plebe e também outros periódicos que circularam no período. À medida que os artigos foram sendo analisados observou-se que o cinema, tal como a imprensa, constituiu-se em um espaço privilegiado para a conquista dos corações e mentes dos letrados e iletrados do período. Nesse quadro, a análise dos artigos sobre as prescrições de usos e das críticas dos anarquistas ao cinema utilizado pela Igreja e pelo Estado, pretendeu-se compreender qual era, então, o Iugar ocupado pelo cinema nos projetos da educação libertária. Do interior do debate educacional anarquista, esta dissertação evidencia a constituição do projeto de criação do cinema do povo a ser incorporado como uma, entre as várias práticas educativas para a formação do homem novo anarquista. Sinalizando uma experiência anterior à formulação do "cinema educativo" pelos reformadores escolanovistas da década de 1930, o estudo contribui, não só para clarificar as lutas e embates travados entre os vários projetos e modelos educacionais em circulação no período, como também instiga o prosseguimento de uma investigação sobre o início do cinema educativo no Brasilpt_BR
dc.description.abstractThe present research project takes place in the historiographic studies that deal with pedagogical models and projects that circulated in the first decades of the Brazilian Republic. The objective of this work is to investigate the various uses of cinemagraphic language detected in the anarchist educational debate. This debate occurred principally in the anarchist press, which was considered in this study as a "place of memory" for the various anarchist educational projects from the period between 1900 and 1921. Using this approach, the study focused principally on the newspaper A Lanterna, without forgetting A Plebe and also other periodicals that circulated in this period. During the process of analysis of the articles it became apparent that cinema, as well as the press, constituted a privileged space for conquest of the hearts and minds of lettered as well as illiterate people of the time. In this context, the analysis of the articles on the prescriptions of their uses, and the criticisms on the part of the anarchists of the utilization of cinema by the Church and State, intended to encompass what, then, was the place of cinema in libertarian educational projects. From inside the anarchist educational debate, this dissertation shows the constitution of the project of creation of a peoples' cinema to be incorporated as one, among several educational practices for the formation of the new anarchist man. Pointing out a former experience of the formulation of "educational cinema" by new school reformers of the thirties, this study contributes, not only to clarify the battles which ensued among the various projects and educational models in circulation during this period, but also to instigate the continuation of the investigation of the beginnings of educational cinema in Brazilen_US
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsPUC-SPpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedadept_BR
dc.rightsAcesso Restritopt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOpt_BR
dc.titleO cinema do povo: um projeto da educação anarquista – 1901 - 1921pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
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