REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedade
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Denise Guilherme da-
dc.contributor.advisor1Toledo, Maria Rita de Almeida-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0174591208393017pt_BR
dc.date.accessioned2022-05-30T17:54:31Z-
dc.date.available2022-05-30T17:54:31Z-
dc.date.issued2004-02-18-
dc.identifier.citationSilva, Denise Guilherme da. “Ilhas de saber”: prescrições e práticas das escolas isoladas do estado de São Paulo (1933-1943). 2004. Dissertação (Mestrado em Educação: História, Política, Sociedade) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedade da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2004.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/26155-
dc.description.resumoO objetivo dessa pesquisa foi investigar as práticas das escolas isoladas, assim como parte das estratégias de atuação dos inspetores escolares na consolidação de uma nova cultura escolar para esses estabelecimentos por meio da análise dos relatórios anuais produzidos pelos delegados regionais entre 1933 e 1943 no estado de São Paulo. Partindo do estudo da legislação escolar referente ao período analisado - o Código de 33 - e das inúmeras circulares dirigidas aos delegados regionais, esse trabalho procurou evidenciar os dispositivos que formalizam as práticas de inspeção no período, assim como as prescrições dirigidas às escolas isoladas no sentido de aproximar as práticas desses estabelecimentos daquelas relacionadas à forma escolar modelar: os grupos escolares. Nesse sentido, a pesquisa procurou evidenciar as representações que foram sendo construídas acerca das escolas isoladas por meio do levantamento do conjunto de "condutas desviantes" que pareciam caracterizá-las como um constante "vir a ser". Considerando a permanência dessas escolas ao longo do período contemplado por esse trabalho e sua relação com a questão do problema da educação das populações rurais, essa pesquisa procurou acompanhar o debate acerca das propostas de ensino mural por meio dos artigos publicados em um periódico especializado onde a voz de delegados regionais, inspetores, diretores e professores também se fazia ouvir: a Revista Educaçãopt_BR
dc.description.abstractThe aim of this research was to review isolated schools practices, as well as part of the strategies adopted by inspectors of schools in the consolidation of a new scholastic culture of Such educational establishments, through the analysis of annual reports created by regional delegates between 1933 and 1943 in the state of São Paulo. From the perspective of the scholastic legislation regarding the analyzed period the Code of '33 and based on the several circulars addressed to the delegates, this work aimed to make evident the devices that formalize the inspection practices of the period, as well as the prescriptions addressed to the isolated schools as a way to fit the practices of those establishments into the ones related to the model schools: the scholastic groups. In this sense, the research aimed to make evident the representations built upon the isolated schools through the collection gathering of deviate conducts' that seemed to characterize them as a constant 'come to be'. Considering the permanency of such schools along the period referred by this work and its relation to the rural population education issue, this research aimed to monitor the discussion upon the rural learning propositions, through the articles published in a specialized periodical in which the Voice of regional delegates, inspectors, principals, and teachers claimed to be heard. Revista Educação (Education Magazine)en_US
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPESpt_BR
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPqpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsPUC-SPpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedadept_BR
dc.rightsAcesso Restritopt_BR
dc.subjectEscolas isoladaspt_BR
dc.subjectInspeção escolarpt_BR
dc.subjectRelatórios de inspeçãopt_BR
dc.subjectCultura escolarpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectIsolated schoolsen_US
dc.subjectScholastic inspectionen_US
dc.subjectInspection reportsen_US
dc.subjectScholastic cultureen_US
dc.subjectEducationen_US
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOpt_BR
dc.title“Ilhas de saber”: prescrições e práticas das escolas isoladas do estado de São Paulo (1933-1943)pt_BR
dc.title.alternative"Islands of knowledge": prescriptions and practices of isolated schools in the state of São Paulo (1933-1943)en_US
dc.typeDissertaçãopt_BR
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