REPOSITORIO PUCSP Trabalho de Conclusão de Curso - TCC Graduação em Psicologia
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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O uso dos Role-Playing Games como ferramenta pedagógica no Ensino Básico brasileiro
Autor(es): Lima, Arthur Vaciloto
Primeiro Orientador: Assis, Fátima Regina Pires de
Resumo: O presente trabalho teve como objetivo investigar a produção de literatura que investigasse o uso dos “jogos de interpretação de papéis” (ou “Role-Playing games”) enquanto ferramenta de ensino nos contextos de Educação Básica do Brasil. Realizou-se uma caracterização de metodologias ativas e passivas de ensino, ressaltando as vantagens e desvantagens de cada uma. Compreende-se que o uso de RPG como ferramenta de ensino seria enquadrado como uma metodologia ativa. Também foi feita uma breve recapitulação sobre a história do Ensino Básico no Brasil. Depois disso, foi realizada uma revisão de literatura, buscando por artigos científicos que relatassem intervenções feitas em escolas brasileiras que investigaram a eficácia dos jogos em questão como instrumento pedagógico. Diante da amostra de artigos coletadas, observou-se que a produção de trabalhos da área da Análise do Comportamento neste recorte não é expressiva. Discutiu-se, depois disso, as possíveis contribuições que uma ciência do comportamento poderia trazer para as futuras intervenções que visem a investigação do valor dos “jogos de interpretação de papéis” nos contextos escolares
Abstract: The present academic work seeks to contribute to the ongoing discussion about the usage of Role-Playing Games as a educational tool in the brazillian school system. A brief characterization of active and passive learning methodologies was made, highlighting advantages and disadvantages of both methods. Role-Playing Games as an educacitional tool would fit into the former methodology. It was also made a brief review about the brazillian school system. A systematic search on the use of those games as an pedagogical tool was made, looking for scientific papers that described interventions made on brazillian schools using the Role-Playing Games as tools to teach. After the research, it was noticed that the contribution of Behavior Analysis on the topic was not too expressive. Therefore, this paper had as a goal to discuss the possibles contribuitions that a behavioral science could offer to the future interventions in schools
Palavras-chave: Análise do comportamento
Role-Playing Game
Jogo de interpretação de papéis
Ensino Básico
Ferramenta pedagógica
Behavior analysis
Role-Playing Games
Educational System
Pedagogical tool
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde
metadata.dc.publisher.program: Graduação em Psicologia
Citação: Lima, Arthur Vaciloto. O uso dos Role-Playing Games como ferramenta pedagógica no Ensino Básico brasileiro. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/26203
Data do documento: 1-Dez-2021
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