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https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/26203
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | O uso dos Role-Playing Games como ferramenta pedagógica no Ensino Básico brasileiro |
Autor(es): | Lima, Arthur Vaciloto |
Primeiro Orientador: | Assis, Fátima Regina Pires de |
Resumo: | O presente trabalho teve como objetivo investigar a produção de literatura que investigasse o uso dos “jogos de interpretação de papéis” (ou “Role-Playing games”) enquanto ferramenta de ensino nos contextos de Educação Básica do Brasil. Realizou-se uma caracterização de metodologias ativas e passivas de ensino, ressaltando as vantagens e desvantagens de cada uma. Compreende-se que o uso de RPG como ferramenta de ensino seria enquadrado como uma metodologia ativa. Também foi feita uma breve recapitulação sobre a história do Ensino Básico no Brasil. Depois disso, foi realizada uma revisão de literatura, buscando por artigos científicos que relatassem intervenções feitas em escolas brasileiras que investigaram a eficácia dos jogos em questão como instrumento pedagógico. Diante da amostra de artigos coletadas, observou-se que a produção de trabalhos da área da Análise do Comportamento neste recorte não é expressiva. Discutiu-se, depois disso, as possíveis contribuições que uma ciência do comportamento poderia trazer para as futuras intervenções que visem a investigação do valor dos “jogos de interpretação de papéis” nos contextos escolares |
Abstract: | The present academic work seeks to contribute to the ongoing discussion about the usage of Role-Playing Games as a educational tool in the brazillian school system. A brief characterization of active and passive learning methodologies was made, highlighting advantages and disadvantages of both methods. Role-Playing Games as an educacitional tool would fit into the former methodology. It was also made a brief review about the brazillian school system. A systematic search on the use of those games as an pedagogical tool was made, looking for scientific papers that described interventions made on brazillian schools using the Role-Playing Games as tools to teach. After the research, it was noticed that the contribution of Behavior Analysis on the topic was not too expressive. Therefore, this paper had as a goal to discuss the possibles contribuitions that a behavioral science could offer to the future interventions in schools |
Palavras-chave: | Análise do comportamento Role-Playing Game Jogo de interpretação de papéis Ensino Básico Ferramenta pedagógica Behavior analysis Role-Playing Games Educational System Pedagogical tool |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
Sigla da Instituição: | PUC-SP |
metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde |
metadata.dc.publisher.program: | Graduação em Psicologia |
Citação: | Lima, Arthur Vaciloto. O uso dos Role-Playing Games como ferramenta pedagógica no Ensino Básico brasileiro. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2021. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/26203 |
Data do documento: | 1-Dez-2021 |
Aparece nas coleções: | Graduação em Psicologia |
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