REPOSITORIO PUCSP Trabalho de Conclusão de Curso - TCC Graduação em Psicologia
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/26279
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O cabelo enquanto significante de destaque na construção subjetiva e identitária de feminilidades no Brasil
Autor(es): Mortoza, Gabriela Draibe
Primeiro Orientador: Hime, Flávia Arantes
Resumo: O presente trabalho pretendeu investigar o cabelo enquanto significante social de relevância na construção subjetiva e identitária de feminilidades no contexto brasileiro. Assim, o objetivo central desta pesquisa foi construir uma investigação acerca de sentidos e significados que os cabelos podem assumir, considerando diferentes experiências do ser mulher no Brasil. Para tal, elegeu-se o modelo da pesquisa qualitativa, fazendo uso da entrevista semiestruturada como instrumento de estudo. Foram entrevistadas duas mulheres, Dandara e Camila. A primeira é identificada racialmente na negritude, enquanto a segunda é identificada racialmente na branquitude. Ambas as participantes têm 23 anos, estão inseridas em contextos de classe média-alta e estão no último ano da graduação. Considerando o contexto pandêmico da COVID-19, as entrevistas foram realizadas virtualmente. A partir de leituras sucessivas das entrevistas concedidas, foram obtidos os resultados, que foram discutidos em análise temática à luz da revisão bibliográfica realizada acerca do tema em questão. Foi possível verificar como o cabelo se constitui como significante corporal de potência única, muitas vezes materializando o tensionamento das tramas e conflitos envolvidos nas experiências de Dandara como mulher negra e de Camila como mulher branca no contexto brasileiro. Sendo assim, ao se colocar em pauta suas histórias com seus respectivos cabelos, também se colocou em questão atravessamentos de impacto subjetivo e identitário para as entrevistadas, com destaque para o machismo e o racismo, apontando para uma discussão que abarcou a interseccionalidade entre questões de gênero e questões raciais. Para além disso, a partir dos relatos também foi possível observar como as participantes se mobilizaram e se (re)organizaram identitária e subjetivamente, em relação dialética com o que circula hegemonicamente no âmbito social
Palavras-chave: Cabelo
Feminilidades
Branquitude
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde
metadata.dc.publisher.program: Graduação em Psicologia
Citação: Mortoza, Gabriela Draibe. O cabelo enquanto significante de destaque na construção subjetiva e identitária de feminilidades no Brasil. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/26279
Data do documento: 1-Dez-2021
Aparece nas coleções:Graduação em Psicologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Gabriela Draibe Mortoza.pdf1,77 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.