Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/26485
Tipo: | Tese |
Título: | O agir pedagógico do professor-pesquisador: uma prática de leitura na Penitenciária Feminina da Capital – PFC/SP |
Autor(es): | Ferreira, Antônio Bruno Cavalcante |
Primeiro Orientador: | Lessa, Ângela Brambilla Cavenaghi Themudo |
Resumo: | A presente pesquisa tem como objetivo geral compreender os modos do agir pedagógico de um professor-pesquisador durante suas experiências em um ciclo de leitura para remição de pena no contexto prisional. Entendendo que leitura e escrita são práticas sociais necessárias para o desenvolvimento intelectual e que podem levar ao fomento da inclusão social e melhor exercício da cidadania, estabelece-se uma relação entre teorias da leitura crítica e ensino-aprendizagem aplicados ao contexto prisional, conforme indicam estudos de Freire (1980 - 2006), Barreto (1998), Gadotti (1996), Santos (2011), Sotelo (2012), Meurer (1997), Busnardo e Braga (2000), Orlandi (1983), entre outros. Nessa perspectiva, tem-se como perguntas da pesquisa “O que o meu agir pedagógico, apresentado no ciclo de leitura desenvolvido na Penitenciária Feminina da Capital, revela sobre: a) concepções de ensino-aprendizagem? e b) concepções de práticas de leitura?” Os instrumentos e formas de analisar os dados são baseados em Thiollent (2011), dentre os aspectos fundamentais da Pesquisa-Ação, no que tange ao fato de possibilitar que os envolvidos na pesquisa identifiquem problemas experienciados no contexto investigado e, de maneira participativa, cooperativa, busquem soluções para a problemática vivenciada, ao mesmo tempo que possibilite a construção de conhecimento, experiências e aprendizado aos envolvidos. Os dados coletados e analisados são Registros de Campo, que foram coletados em um ciclo de oficina desenvolvido na Penitenciária Feminina da Capital – PFC/SP, os quais demonstram possibilidades de reflexão acerca do agir pedagógico dos professores que trabalham com leitura por meio da remição de pena |
Abstract: | The present research has as a general objective to understand the ways of pedagogical action of a teacher-researcher during his experiences in a reading cycle for remission of sentence in the prison context. Understanding that reading and writing are social practices necessary for intellectual development and that can lead to the promotion of social inclusion and better exercise of citizenship, it is established a relationship between theories of critical reading and teaching-learning applied to the prison context, as indicated by studies of Freire (1980 - 2006), Barreto (1998), Gadotti (1996), Santos (2011), Sotelo (2012), Meurer (1997), Busnardo and Braga (2000), Orlandi (1983), among others. In this perspective, the research questions are "What does my pedagogical action, presented in the cycle of reading developed in the Female Penitentiary of the Capital, reveal about: a) conceptions of teachinglearning? and b) conceptions of reading practices?" The instruments and ways to analyze the data are based on Thiollent (2011), among the fundamental aspects of Action Research, regarding the fact that it enables those involved in the research to identify problems experienced in the investigated context and, in a participative, cooperative way, seek solutions to the problem experienced, while enabling the construction of knowledge, experiences and learning to those involved. The data collected and analyzed are Field Records, which were collected during a workshop cycle developed at the Women's Penitentiary of the Capital - PFC/SP, which show possibilities of reflection about the pedagogic action of teachers who work with reading through the remission of sentence |
Palavras-chave: | Agir pedagógico Leitura crítica Ensino-aprendizagem Remição de pena Pedagogical action Critical reading Teaching-learning Remission of sentence |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
Sigla da Instituição: | PUC-SP |
metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem |
Citação: | Ferreira, Antônio Bruno Cavalcante. O agir pedagógico do professor-pesquisador: uma prática de leitura na Penitenciária Feminina da Capital – PFC/SP. 2022. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2022. |
Tipo de Acesso: | Acesso Restrito |
URI: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/26485 |
Data do documento: | 11-Mai-2022 |
Aparece nas coleções: | Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Antonio Bruno Cavalcante Ferreira.pdf Restricted Access | 3,08 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.