REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem
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dc.creatorFerreira, Antônio Bruno Cavalcante-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1222144281572089pt_BR
dc.contributor.advisor1Lessa, Ângela Brambilla Cavenaghi Themudo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9574555047373547pt_BR
dc.date.accessioned2022-07-04T15:50:09Z-
dc.date.available2022-07-04T15:50:09Z-
dc.date.issued2022-05-11-
dc.identifier.citationFerreira, Antônio Bruno Cavalcante. O agir pedagógico do professor-pesquisador: uma prática de leitura na Penitenciária Feminina da Capital – PFC/SP. 2022. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/26485-
dc.description.resumoA presente pesquisa tem como objetivo geral compreender os modos do agir pedagógico de um professor-pesquisador durante suas experiências em um ciclo de leitura para remição de pena no contexto prisional. Entendendo que leitura e escrita são práticas sociais necessárias para o desenvolvimento intelectual e que podem levar ao fomento da inclusão social e melhor exercício da cidadania, estabelece-se uma relação entre teorias da leitura crítica e ensino-aprendizagem aplicados ao contexto prisional, conforme indicam estudos de Freire (1980 - 2006), Barreto (1998), Gadotti (1996), Santos (2011), Sotelo (2012), Meurer (1997), Busnardo e Braga (2000), Orlandi (1983), entre outros. Nessa perspectiva, tem-se como perguntas da pesquisa “O que o meu agir pedagógico, apresentado no ciclo de leitura desenvolvido na Penitenciária Feminina da Capital, revela sobre: a) concepções de ensino-aprendizagem? e b) concepções de práticas de leitura?” Os instrumentos e formas de analisar os dados são baseados em Thiollent (2011), dentre os aspectos fundamentais da Pesquisa-Ação, no que tange ao fato de possibilitar que os envolvidos na pesquisa identifiquem problemas experienciados no contexto investigado e, de maneira participativa, cooperativa, busquem soluções para a problemática vivenciada, ao mesmo tempo que possibilite a construção de conhecimento, experiências e aprendizado aos envolvidos. Os dados coletados e analisados são Registros de Campo, que foram coletados em um ciclo de oficina desenvolvido na Penitenciária Feminina da Capital – PFC/SP, os quais demonstram possibilidades de reflexão acerca do agir pedagógico dos professores que trabalham com leitura por meio da remição de penapt_BR
dc.description.abstractThe present research has as a general objective to understand the ways of pedagogical action of a teacher-researcher during his experiences in a reading cycle for remission of sentence in the prison context. Understanding that reading and writing are social practices necessary for intellectual development and that can lead to the promotion of social inclusion and better exercise of citizenship, it is established a relationship between theories of critical reading and teaching-learning applied to the prison context, as indicated by studies of Freire (1980 - 2006), Barreto (1998), Gadotti (1996), Santos (2011), Sotelo (2012), Meurer (1997), Busnardo and Braga (2000), Orlandi (1983), among others. In this perspective, the research questions are "What does my pedagogical action, presented in the cycle of reading developed in the Female Penitentiary of the Capital, reveal about: a) conceptions of teachinglearning? and b) conceptions of reading practices?" The instruments and ways to analyze the data are based on Thiollent (2011), among the fundamental aspects of Action Research, regarding the fact that it enables those involved in the research to identify problems experienced in the investigated context and, in a participative, cooperative way, seek solutions to the problem experienced, while enabling the construction of knowledge, experiences and learning to those involved. The data collected and analyzed are Field Records, which were collected during a workshop cycle developed at the Women's Penitentiary of the Capital - PFC/SP, which show possibilities of reflection about the pedagogic action of teachers who work with reading through the remission of sentenceen_US
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPqpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artespt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsPUC-SPpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagempt_BR
dc.rightsAcesso Restritopt_BR
dc.subjectAgir pedagógicopt_BR
dc.subjectLeitura críticapt_BR
dc.subjectEnsino-aprendizagempt_BR
dc.subjectRemição de penapt_BR
dc.subjectPedagogical actionen_US
dc.subjectCritical readingen_US
dc.subjectTeaching-learningen_US
dc.subjectRemission of sentenceen_US
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADApt_BR
dc.titleO agir pedagógico do professor-pesquisador: uma prática de leitura na Penitenciária Feminina da Capital – PFC/SPpt_BR
dc.typeTesept_BR
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