REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem
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Tipo: Tese
Título: Surdos professores: a constituição de identidades por meio de novas categorias pelo trabalho em territórios educativos
Título(s) alternativo(s): Deaf teachers: the constitution of identities through new categories for work in educational territories
Autor(es): Cunha Júnior, Elias Paulino da
Primeiro Orientador: Liberali, Fernanda Coelho
Resumo: Esta obra se organiza como uma discussão teórica sobre a realidade de professores Surdos no contexto atual. Focaliza uma teorização sobre a constituição desses trabalhadores a partir do viés da Linguística Aplicada. Nesse sentido, a perspectiva da dialética em Marx (1857, 1858, 2011) e Engels (1974) (tese, antítese, síntese), transportada para a metodologia de nossa produção, em rigor científico, dará melhor compreensão do perfil de professor. Assim, tese, entendida como a prática educativa sob a ótica ouvinte naquilo que já está posto como modelo ideal a ser seguido, tanto no aspecto social, cultural, econômico, político como na mentalidade atrelada às condicionantes da realidade educativa e nas produções acadêmicas; antítese, como divergência, do que está posto pelo viés de professores ouvintes, em contradição com a realidade cultural e linguística de professores Surdos, para reajuste e mudança de mentalidade por meio de embate e modulações nas relações de produções dos processos educativos, sobretudo, para se buscar novos caminhos, e, síntese, a urgência de legitimação de nova categoria de trabalhadores de reconhecimento em loci educativos, em superação da tese inicial. Entendemos que essa metodologia traz sustentação para as nossas justificavas para que os procedimentos reflexivos possibilitem relações pertinentes com a Linguística Aplicada. Essa realização recupera conceitos sobre: Território, Fronteiras, Espaços, Lugar, Mobilidade, para defender a situacionalidade de professores Surdos. Além disso, lança mão dos conceitos de Identidade, para defender as Identidades de professores Surdos não como modulações, mas enquanto categoria de Surd@s Professores para a legitimidade pelo trabalho educativo. Finalmente, recupera os conceitos que envolvem o processo linguístico: Monoglossia; Heteroglossia; Bilinguísmo; Diglossia; Língua Adicional; Multilinguísmo; Translinguagem e Repertório Linguístico. Assim também o Processo Pedagógico: Alfabetização; Letramento; Multiletramentos; Multimodalidade; Multiculturalismo; Língua Adicional Pedagógica e Repertório Pedagógico. O papel da constituição desses Indivíduos/Sujeitos, Surd@s Professores, consubstanciados em Contexto(s) Pedagógico(s) e em Identidades Linguísticas, está explicitado por meio dos aparatos de significação e dos impactos nas formas como eles foram/são, historicamente, marginalizados. Por isso esta obra aponta caminhos para uma análise de contextos de ação de Surd@s Professores e das formas como suas práticas poderão ser interpretadas
Abstract: This work is organized as a theoretical discussion about the reality of Deaf teachers in the current context. It focuses on a theorization on the constitution of these workers from the bias of Applied Linguistics. In this sense, the perspective of dialectics in Marx (1857, 1858, 2011) and Engels (1974) (thesis, antithesis, synthesis), transported to the methodology of our production, in scientific rigor, will give a better understanding of the teacher profile. Thus, thesis, understood as the educational practice from the listener's perspective in what is already established as the ideal model to be followed, both in the social, cultural, economic, political aspect, as well as in the mentality linked to the conditions of the educational reality and in academic productions; antithesis, as a divergence, of what is posed by the bias of hearing teachers, in contradiction with the cultural and linguistic reality of Deaf teachers, for readjustment and change of mentality through clash and modulations in the relations of productions of educational processes, above all, to to seek new paths, and, in synthesis, the urgency of legitimizing a new category of workers of recognition in educational loci, in overcoming the initial thesis. We understand that this methodology supports our justifications for reflective procedures to enable relevant relationships with Applied Linguistics. This achievement recovers concepts about: Territory, Borders, Spaces, Place, Mobility, to defend the situation of Deaf teachers. In addition, it makes use of the concepts of Identity, to defend the Identities of Deaf teachers not as modulations, but as evidence. as a category of Deaf@s Teachers for the legitimacy of educational work. Finally, it recovers the concepts that involve the linguistic process: Monoglossia; Heteroglossia; Bilingualism; Diglossia; Additional Language; Multilingualism; Translanguage and Linguistic Repertoire. So also the Pedagogical Process: Literacy; Literacy; Multiliteracies; Multimodality; Multiculturalism; Additional Pedagogical Language and Pedagogical Repertoire. The role of the constitution of these Individuals/Subjects, Deaf Teachers, embodied in Pedagogical Context(s) and in Linguistic Identity, is explained through the apparatus of meaning and impacts on the ways they were/are, historically, marginalized. Therefore, this work points out paths for an analysis of the contexts of action of Deaf Teachers and the ways in which their practices can be interpreted
Palavras-chave: Professor surdo
Linguística aplicada
Identidade(s)
Trabalho educativo
Linguístico-pedagógico
Deaf teacher
Applied linguistics
Identity(s)
Educational work
Linguistic-pedagogical
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem
Citação: Cunha Júnior, Elias Paulino da. Surdos professores: a constituição de identidades por meio de novas categorias pelo trabalho em territórios educativos. 2022. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/26486
Data do documento: 6-Mai-2022
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