REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedade
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/26531
Tipo: Dissertação
Título: Da relação com o saber e o sentido do trabalho para o estudante paulistano da Educação de Jovens e Adultos
Autor(es): Skrivan, Guilherme Gomes
Primeiro Orientador: Silva, Ana Paula Ferreira da
Resumo: A presente pesquisa investiga a relação com o saber dos estudantes da Educação de Jovens e Adultos no contexto entre escola e mercado de trabalho com tendência à uberização. Busca-se, como objetivo geral, compreender o sentido que alunostrabalhadores atribuem ao saber e ao mercado de trabalho contemporâneo, que em parte passa pelo processo de uberização. Tem-se como hipótese que o sentido do trabalho escolar reduz a relação com o saber ao encerramento do processo escolar para entrada ou ascensão no mercado de trabalho e, assim, adquirir mobilidade social no sistema de classes. A coleta de dados foi realizada através de questionários e entrevistas com a participação de estudantes da Educação de Jovens e Adultos no nível de Ensino Médio público e estadual na cidade de São Paulo. Esses instrumentos de coleta foram baseados na teoria da relação com o saber de Charlot, mediante os conceitos de desejo, representação e relações de saber. Para compreender o movimento atual que transforma o modo de trabalho, Abílio e Antunes, principalmente, fornecem o histórico e a epistemologia necessários. Sobre o panorama da relação entre escola e trabalho, toma-se como referência Enguita, Perrenoud, Antunes e Pinto e Fagiani e Previtali, os quais analisam as transformações escolares a partir da evolução dos sistemas de produção e de trabalho. Conclui-se que a forma da educação escolar vem convergindo com a forma do trabalho autônomo e o sentido do saber escolar é vinculado ao mercado de trabalho em uma relação conflitante, na qual existe, de um lado, um ideal de vida que significa exercer o saber no trabalho como forma de satisfação e, de outro, a motivação externa vinculada pelas possibilidades objetivas das relações e representações sociais, o que torna o trabalhar um objeto desejável que mobiliza os estudantes a buscarem a conclusão do ensino médio na Educação de Jovens e Adultos
Abstract: This research investigates the relationship with knowledge of the students of Youth and Adult Education in context of the relation between school and work market with tendency of uberization. It seeks, as a general objective, to understand the meaning that students-workers attribute to knowledge and to the contemporary labor market, which in part goes through the uberization process. The hypothesis is that the meaning of school work reduces the relationship with knowledge at the end of the schooling process for entry or ascension in the labor market and, thus, acquiring social mobility in the class system. The data collection was carried out through questionnaires and interviews based on Charlot’s theory of the relationship with the knowledge along the concepts of desire, representation and relations of knowledge, and had the participation of students in the public Youth and Adult Education at high school level in the city of São Paulo. In order to understand the current movement that transforms the way to work, Abílio and Antunes, mainly, provide the necessary history and epistemology. Regarding the panorama of the relation between school and work, Enguita, Perrenoud, Antunes and Pinto and Fagiani and Previtali are taken as references to analyze school transformations from the evolution of production and labor systems. It concludes that the form of school education has been converging with the form of autonomous work and the meaning of school knowledge is linked to the labor market in a conflicting relationship, in which there is, on the one hand, an ideal of life that means exercising knowledge at work as a form of satisfaction and, on the other hand, the external motivation linked by the concrete possibilities of social relations and representations, which makes work a desirable object that mobilizes students to seek the conclusion of high school
Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos
Relação com o saber
Trabalho
Uberização
Youth and Adult Education
Relationship with the knowledge
Labor
Uberization
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedade
Citação: Skrivan, Guilherme Gomes. Da relação com o saber e o sentido do trabalho para o estudante paulistano da Educação de Jovens e Adultos. 2022. Dissertação (Mestrado em Educação: História, Política, Sociedade) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedade da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/26531
Data do documento: 20-Abr-2022
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