REPOSITORIO PUCSP Monografias Lato Sensu (Especialização e MBA) Monografias Lato Sensu (em Processamento)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/26724
Tipo: Monografia de Especialização
Título: Breve reflexão sobre a transposição didática da ciência da religião para o ensino religioso diante da proposta da BNCC para o 5o ano do Ensino Fundamental
Autor(es): Santos, Maria Carolina Ramicelli
Primeiro Orientador: Silveira, Valeska Freman B. F
Resumo: O Ensino Religioso aos moldes da metodologia proposta pela Ciência da Religião (CR), na qual as religiões são estudadas como fenômenos culturais, situadas no tempo e no espaço, favorece o desenvolvimento de habilidades para que, ao conhecer as religiões, haja uma maior abertura às diferentes manifestações religiosas e ao respeito a esse aspecto relevante da vida social. Nesse sentido, buscamos iniciar uma reflexão sobre como o saber científico da CR pode se adequar à sala de aula diante das competências e habilidades propostas pela BNCC (Base Nacional Comum Curricular) e em que medida os objetos do conhecimento da unidade temática "Crenças religiosas e filosofias de vida”, propostos para o 5o ano do Ensino Fundamental, propiciam a aplicação da CR no ER e enfatizam a abertura ao outro religioso na diversidade
Abstract: Religious Education along the lines of the methodology proposed by the Science of Religion, in which religions are studied as cultural phenomena, situated in time and space, favors the development of skills so that, by knowing the religions, there is a greater openness to different religious manifestations and respect for this relevant aspect of social life. In this sense, we seek to initiate a reflection on how the scientific knowledge of the Science of Religion can be adapted to the classroom facing the competencies and skills proposed by the BNCC (Common National Curricular Base) and to what extent the objects of knowledge of the thematic unit "Religious beliefs and philosophies of life" proposed for the 5th year of elementary school provide the application of Religious Science in Religious Education and emphasize the openness to the religious other in diversity
Palavras-chave: Ensino religioso
Ciência da Religião
Transposição didática
BNCC
Diversidade
Religious education
Science of Religion
Didactic transposition
BNCC
Diversity
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA::OUTRAS SOCIOLOGIAS ESPECIFICAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Sociais
metadata.dc.publisher.program: Especialização em Ciência da Religião: uma Capacitação para os Estudos da Religião
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/26724
Data do documento: 31-Mar-2021
Aparece nas coleções:Monografias Lato Sensu (em Processamento)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Maria Carolina Ramicelli Santos_monografia.pdf246,69 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.