Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/26809
Tipo: | Monografia de Especialização |
Título: | Bienalsur: entre utopia e realidade |
Autor(es): | Rago, Laura de Paula |
Primeiro Orientador: | Cypriano, Fabio |
Resumo: | A presente pesquisa faz parte do projeto de estudo das Histórias das Exposições, que toma a Bienal Internacional de Arte Contemporânea da América do Sul, intitulada Bienalsur, como objeto para análise da mostra no contexto das bienais. Dessa maneira, abordam-se as relações intrínsecas histórico-sociais entre as exposições universais, a Bienal de Veneza e as várias bienais contemporâneas surgidas segundo esse modelo importado ––que ocupa hoje posição de destaque no cenário artístico––, assim como suas relações com a própria História da Arte. Discute-se ainda a importância das bienais hoje e o seu papel no sistema da arte, bem como o fenômeno da bienalização, os formatos de repetição de padrões institucionais e estruturais e suas possíveis matrizes conceituais e ideológicas. Procurou-se apresentar também a instituição Bienalsur, por meio de uma retrospectiva histórica, desde sua criação –– o projeto foi apresentado, em 2015, pelo governo argentino à UNASUL (Bloco regional da União das Nações Sul-americanas de 2008) –– até a sua idealização e organização, a cargo da Universidad Nacional de Tres de Febrero (UNTREF) –– universidade pública de Buenos Aires, sob a direção e controle de seu reitor, Aníbal Jozami, sociólogo peronista e colecionador de arte, e supervisão da diretora da área de Arte e Cultura, Diana Wechsler––, passando pela primeira e segunda edição do evento, que, desde 2016, é comandado e dirigido pela UNTREF. Partindo da análise crítica da Bienalsur 2019, apoiada na pesquisa realizada in loco na cidade de Buenos Aires, buscou-se examinar –– sob a perspectiva curatorial e de formatos de exibição presentes nesta megaexposição ––, as relações contemporâneas entre arte e política, a oposição entre Sul e Norte, a cultura institucional hegemônica e contra-hegemônica. Atentamos também aos processos expositivos a partir da experiência do indivíduo, às propostas de disposição das obras e ao discurso oficial da Bienalsur |
Abstract: | The present research is part of the study project of History of Exhibitions, which takes the International Contemporary Art Biennial of South America, Bienalsur, as the object for analysis of the exhibition in the context of Biennials. Thus, an approach is made regarding the intrinsic sociohistorical relations between universal exhibitions, the Venice Biennale and the multiple contemporary biennials that emerged according to this imported model —which is now in the foreground of the artistic scene—, and also its relations to Art History itself. The importance of biennials today and their role within the art system is discussed, as well as the phenomenon of "biennialization", the repetition formats of both institutional and structural standards and their possible ideological and conceptual matrices. Another goal was to present the Bienalsur institution, through a historical retrospective since its inception — the project was presented, by the Argentinian government in 2015, to USAN (Union of South American Nations) — until its idealization and organization, carried out by the Universidad Nacional de Tres de Febrero (UNTREF) — a public university in Buenos Aires, under the management and control of its rector, Aníbal Jozami, a peronist sociologist and art collector, and supervision of Artistic and Academic Director Diana Wechsler — including the event's first and second editions, which, since 2016 is run and managed by UNTREF. From the critical analysis of Bienalsur 2019, with support from the research carried out in loco in the city of Buenos Aires — under the curatorial perspective and also of exhibition formats present in this mega-exhibition — the contemporary relations between art and politics, the opposition between North and South and the hegemonic and counter-hegemonic institutional cultures were examined. Another investigative approach was made to exhibition processes from the point of view of the individual's experience, the proposed arrangement of artwork and Bienalsur's official discourse |
Palavras-chave: | Bienalsur América Latina Arte e política Histórias das exposições Bienalsur Latin America Art and politics History of exhibitions |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
Sigla da Instituição: | PUC-SP |
metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes |
metadata.dc.publisher.program: | Especialização em Arte: Crítica e Curadoria |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/26809 |
Data do documento: | 30-Set-2019 |
Aparece nas coleções: | Monografias Lato Sensu (em Processamento) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Laura de Paula Rago.pdf | 25,79 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.