REPOSITORIO PUCSP Monografias Lato Sensu (Especialização e MBA) Monografias Lato Sensu (em Processamento)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/26827
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorIkuno, Leila Seimi Ikuno-
dc.contributor.advisor1Duarte, Vera Lucia Cabrera-
dc.date.accessioned2022-08-16T15:37:54Z-
dc.date.available2022-08-16T15:37:54Z-
dc.date.issued2019-12-20-
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/26827-
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo investigar a contribuição de uma proposta didática que usa o videoclipe de filmes em língua inglesa para a motivação à aprendizagem de Língua Inglesa como língua adicional, com foco nos alunos do Ensino Fundamental II. O referencial teórico que embasa este estudo apoia-se nos conceitos da Teoria Humanista: a Aprendizagem Significativa e a Aprendizagem Centrada no Aluno, de Carl Rogers (1972), psicólogo Norte Americano. No que diz respeito à motivação, este trabalho baseia-se nos conceitos de Gardner R.C. (2010) sobre a motivação e a aquisição da língua adicional. Quanto ao uso do audiovisual, essa pesquisa é embasada por Barbero, J.M. (2014) e seus conceitos sobre a Comunicação na Educação. Este estudo está inserido na abordagem da pesquisa interpretativa, com a utilização de Estudo de Caso, seguindo a linha de Yin, K.R (2015), e foi concretizado por meio de rodas de conversa, relatos dos alunos e notas de campo para a coleta de dados. Os resultados revelam que os alunos se sentem motivados para participarem das aulas de inglês que utiliza o videoclipe de filme, independente do tema do videoclipe, ou de ser apresentado no início ou término de um conteúdo novo. E ressalta a importância de um professor possuir uma atitude de empatia pelos alunos, para que possa escolher os temas dos videoclipes que mais se adequem aos seus interessespt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artespt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsPUC-SPpt_BR
dc.publisher.programEspecialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na Escolapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTeorias da aprendizagempt_BR
dc.subjectMotivaçãopt_BR
dc.subjectVideoclipept_BR
dc.subjectLíngua Inglesapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNASpt_BR
dc.titleVideoclipes de filmes e a motivação para a aprendizagem de língua inglesa: uma experiência com alunos do 8º ano de uma escola públicapt_BR
dc.typeMonografia de Especializaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Monografias Lato Sensu (em Processamento)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Leila Seimi Ikuno.pdf616,48 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.