Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/26827
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Ikuno, Leila Seimi Ikuno | - |
dc.contributor.advisor1 | Duarte, Vera Lucia Cabrera | - |
dc.date.accessioned | 2022-08-16T15:37:54Z | - |
dc.date.available | 2022-08-16T15:37:54Z | - |
dc.date.issued | 2019-12-20 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/26827 | - |
dc.description.resumo | Este trabalho tem como objetivo investigar a contribuição de uma proposta didática que usa o videoclipe de filmes em língua inglesa para a motivação à aprendizagem de Língua Inglesa como língua adicional, com foco nos alunos do Ensino Fundamental II. O referencial teórico que embasa este estudo apoia-se nos conceitos da Teoria Humanista: a Aprendizagem Significativa e a Aprendizagem Centrada no Aluno, de Carl Rogers (1972), psicólogo Norte Americano. No que diz respeito à motivação, este trabalho baseia-se nos conceitos de Gardner R.C. (2010) sobre a motivação e a aquisição da língua adicional. Quanto ao uso do audiovisual, essa pesquisa é embasada por Barbero, J.M. (2014) e seus conceitos sobre a Comunicação na Educação. Este estudo está inserido na abordagem da pesquisa interpretativa, com a utilização de Estudo de Caso, seguindo a linha de Yin, K.R (2015), e foi concretizado por meio de rodas de conversa, relatos dos alunos e notas de campo para a coleta de dados. Os resultados revelam que os alunos se sentem motivados para participarem das aulas de inglês que utiliza o videoclipe de filme, independente do tema do videoclipe, ou de ser apresentado no início ou término de um conteúdo novo. E ressalta a importância de um professor possuir uma atitude de empatia pelos alunos, para que possa escolher os temas dos videoclipes que mais se adequem aos seus interesses | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | PUC-SP | pt_BR |
dc.publisher.program | Especialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na Escola | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Teorias da aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Motivação | pt_BR |
dc.subject | Videoclipe | pt_BR |
dc.subject | Língua Inglesa | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS | pt_BR |
dc.title | Videoclipes de filmes e a motivação para a aprendizagem de língua inglesa: uma experiência com alunos do 8º ano de uma escola pública | pt_BR |
dc.type | Monografia de Especialização | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Monografias Lato Sensu (em Processamento) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Leila Seimi Ikuno.pdf | 616,48 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.