REPOSITORIO PUCSP Monografias Lato Sensu (Especialização e MBA) Monografias Lato Sensu (em Processamento)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/27088
Tipo: Monografia de Especialização
Título: A importância do cuidado no desenvolvimento e na formação da personalidade
Autor(es): Lotufo, Isabel Genta
Primeiro Orientador: Martins, Maria Anita Viviani
Resumo: O presente estudo tem como objetivo apresentar, por meio da relação entre as diferentes perspectivas de Freud e Winnicott, complementadas com princípios da Inteligência Emocional, a responsabilidade da família e da escola no desenvolvimento e na formação da personalidade da criança e, como consequência, o seu papel neste processo. Foi realizada uma pesquisa de caráter descritivo, elaborada com base em dados de papel bibliográfico e/ou documental, fundamentada por livros, teses, dissertações, entre outras obras de referência. O estudo desenvolvido permitiu enxergar a importância da interferência familiar e escolar no processo de desenvolvimento individual e consciente das crianças. Verificou-se que é a partir do cuidar e educar, proporcionados pela escola e pela família, que a criança conquista melhorias significativas em seus relacionamentos sociais, afetivos e profissionais. Destaca-se que a cada passo desse processo a criança conquistará maior segurança, estabilidade e domínio emocional. Ao final deste estudo foi possível concluir que, a partir do momento em que a sociedade reconhece as crianças como construtoras de cultura, torna-se indispensável a vivência e a valorização de suas necessidades afetivas-emocionais, assim como de suas potencialidades e características únicas, tanto no âmbito familiar, quanto escolar. Torna-se assim, indispensável a relação de parceria entre a escola e a família, afim de contribuir para o desenvolvimento e formação da personalidade da criança
Abstract: The present study aims to present, through the relationship between the different perspectives of Freud and Winnicott, complemented with Emotional Intelligence principles, the responsibility of the family and the school in the development and formation of the personality of the child and, as a consequence, their role in this process. A descriptive research was carried out, based on bibliographical and / or documentary paper data, books, theses, dissertations, and other references. The study allowed the recognition of the importance of family and school interference in the process of individual and conscious development of children. It has been found that it is from caring and educating, provided by the school and by the family, that the child achieves significant improvements in their social, affective and professional relationships. It is emphasized that at every step of this process the child will gain greater security, stability and emotional mastery. At the end of this study it was possible to conclude that, once society recognizes children as constructors of culture, it becomes indispensable to live and appreciate their affective-emotional needs, as well as their unique potentialities and characteristics, both in the family and school environments. Thus, the relationship of partnership between the school and the family is indispensable, in order to contribute to the development and formation of the personality of the child
Palavras-chave: Infância
Desenvolvimento da criança
Formação da personalidade
Equilíbrio emocional
Cuidar e educar
Child development
Formation of personality
Emotional balance
Take care and educate
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Economia, Administração, Contábeis e Atuariais
metadata.dc.publisher.program: Especialização em Estratégia Empresarial
Citação: Lotufo, Isabel Genta. A importância do cuidado no desenvolvimento e na formação da personalidade. 2018. Monografia de Especialização (Especialização em Estratégia Empresarial) - Faculdade de Economia, Administração, Contábeis e Atuariais da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2018.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/27088
Data do documento: 1-Dez-2018
Aparece nas coleções:Monografias Lato Sensu (em Processamento)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ISABEL GENTA LOTUFO.pdf319,44 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.