Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/27088
Tipo: | Monografia de Especialização |
Título: | A importância do cuidado no desenvolvimento e na formação da personalidade |
Autor(es): | Lotufo, Isabel Genta |
Primeiro Orientador: | Martins, Maria Anita Viviani |
Resumo: | O presente estudo tem como objetivo apresentar, por meio da relação entre as diferentes perspectivas de Freud e Winnicott, complementadas com princípios da Inteligência Emocional, a responsabilidade da família e da escola no desenvolvimento e na formação da personalidade da criança e, como consequência, o seu papel neste processo. Foi realizada uma pesquisa de caráter descritivo, elaborada com base em dados de papel bibliográfico e/ou documental, fundamentada por livros, teses, dissertações, entre outras obras de referência. O estudo desenvolvido permitiu enxergar a importância da interferência familiar e escolar no processo de desenvolvimento individual e consciente das crianças. Verificou-se que é a partir do cuidar e educar, proporcionados pela escola e pela família, que a criança conquista melhorias significativas em seus relacionamentos sociais, afetivos e profissionais. Destaca-se que a cada passo desse processo a criança conquistará maior segurança, estabilidade e domínio emocional. Ao final deste estudo foi possível concluir que, a partir do momento em que a sociedade reconhece as crianças como construtoras de cultura, torna-se indispensável a vivência e a valorização de suas necessidades afetivas-emocionais, assim como de suas potencialidades e características únicas, tanto no âmbito familiar, quanto escolar. Torna-se assim, indispensável a relação de parceria entre a escola e a família, afim de contribuir para o desenvolvimento e formação da personalidade da criança |
Abstract: | The present study aims to present, through the relationship between the different perspectives of Freud and Winnicott, complemented with Emotional Intelligence principles, the responsibility of the family and the school in the development and formation of the personality of the child and, as a consequence, their role in this process. A descriptive research was carried out, based on bibliographical and / or documentary paper data, books, theses, dissertations, and other references. The study allowed the recognition of the importance of family and school interference in the process of individual and conscious development of children. It has been found that it is from caring and educating, provided by the school and by the family, that the child achieves significant improvements in their social, affective and professional relationships. It is emphasized that at every step of this process the child will gain greater security, stability and emotional mastery. At the end of this study it was possible to conclude that, once society recognizes children as constructors of culture, it becomes indispensable to live and appreciate their affective-emotional needs, as well as their unique potentialities and characteristics, both in the family and school environments. Thus, the relationship of partnership between the school and the family is indispensable, in order to contribute to the development and formation of the personality of the child |
Palavras-chave: | Infância Desenvolvimento da criança Formação da personalidade Equilíbrio emocional Cuidar e educar Child development Formation of personality Emotional balance Take care and educate |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
Sigla da Instituição: | PUC-SP |
metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Economia, Administração, Contábeis e Atuariais |
metadata.dc.publisher.program: | Especialização em Estratégia Empresarial |
Citação: | Lotufo, Isabel Genta. A importância do cuidado no desenvolvimento e na formação da personalidade. 2018. Monografia de Especialização (Especialização em Estratégia Empresarial) - Faculdade de Economia, Administração, Contábeis e Atuariais da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2018. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/27088 |
Data do documento: | 1-Dez-2018 |
Aparece nas coleções: | Monografias Lato Sensu (em Processamento) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ISABEL GENTA LOTUFO.pdf | 319,44 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.