REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Literatura e Crítica Literária
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/27216
Tipo: Dissertação
Título: Almas malditas na noite: o desespero nas narrativas curtas de horror gótico de Álvares de Azevedo e Edgar Allan Poe
Autor(es): Gottardi, Marina Gonçalves
Primeiro Orientador: Darin, Leila Cristina de Melo
Resumo: Esta pesquisa propõe-se a analisar a presença do desespero em quatro narrativas curtas de ficção gótica publicadas no século XIX, examinando como esse tema é trabalhado nos textos e sua importância para o apelo do gênero. As quatro obras selecionadas são de autoria de dois pioneiros no gênero nas Américas: “Solfieri” e “Gennaro”, ambos parte da antologia “Noite na Taverna” (1855), de Álvares de Azevedo; e “O Gato Preto” (1843) e “O Corvo” (1846), de Edgar Allan Poe. A questão principal era se o desespero seria uma constante entre os quatro narradores e, se isso se confirmasse, como seria trabalhado esse estado de espírito nos textos. A hipótese inicial era de que a presença do desespero e a forma como esse aspecto é trabalhado são parte do que confere alma a esses textos, e que um estudo voltado a essa questão poderia esclarecer algo a respeito do apelo de tais obras. Dividida em três capítulos, a dissertação primeiro traz definições da ficção gótica e do desespero, além de uma apresentação das obras a serem analisadas. No segundo capítulo, traça-se o fio que liga a noção de desespero nas obras de Kierkegaard e Gaiman à ficção gótica. É feito um estudo da história do medo e dos ícones de fé na humanidade por meio de textos de Jean Delumeau, Jane Ellen Harrison, entre outros, e relacionam-se as descobertas a textos de teóricos da literatura como os de Edgar Allan Poe, Maurice Blanchot e Michel Collot. O terceiro capítulo traz as análises dos contos, à luz das reflexões feitas e da teoria apresentada. A análise comparativa dos contos e o levantamento teórico e suas subsequentes reflexões confirmam a hipótese principal, visto que revelam que o desespero, além de ser uma constante nos textos, está também ligado de maneira indissociável aos fundamentos do gênero
Abstract: This research proposes to analyze the presence of despair in four short stories of gothic fiction published in the nineteenth century; examining how this theme is portrayed in the text and its importance for the appeal of the genre. The four stories selected were authored by two pioneers of the Americas: “Solfieri'' and “Gennaro”, both from the anthology “Noite na Taverna” (1855) by Álvares de Azevedo, and “The Black Cat” (1843) and “The Raven” (1846) by Edgar Allan Poe. The project’s main question was whether despair would be common to all narrators and, should that be confirmed, how would this state of spirit be worked in the texts. The initial hypothesis was that the presence of despair and the ways in which it is built are part of the heart and soul of these texts and studying about it could bring about insights about their timeless appeal. Divided into three chapters, the dissertation starts with definitions of both gothic fiction and despair, as well as a presentation of the four selected stories. In the second chapter, we trace the line which connects the idea of despair according to Kierkegaard and Gaiman to gothic fiction. This is accomplished by means of a study of the history of humanity’s fears and icons of faith supported by texts by Jean Delumeau, Jane Ellen Harrison, among others. Then, the discoveries brought about by this study are correlated with the literary theory of texts by Edgar Allan Poe, Maurice Blanchot and Michel Collot. The third chapter contains the analysis of the stories under the light of the theory and discussions from the previous chapters. The comparative analysis of the stories and the theoretical survey confirm the hypothesis, as they have revealed that not only is despair common to all of the selected stories, it is also deeply rooted with the foundations of the genre
Palavras-chave: Desespero
Ficção gótica

Edgar Allan Poe
Álvares de Azevedo
Despair
Faith
Gothic literature
Edgar Allan Poe
Álvares de Azevedo
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::TEORIA LITERARIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Literatura e Crítica Literária
Citação: Gottardi, Marina Gonçalves. Almas malditas na noite: o desespero nas narrativas curtas de horror gótico de Álvares de Azevedo e Edgar Allan Poe. 2022. Dissertação (Mestrado em Literatura e Crítica Literária) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Literatura e Crítica Literária da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/27216
Data do documento: 24-Jun-2022
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Literatura e Crítica Literária

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Marina Gonçalves Gottardi.pdf1,23 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.