Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/27216
Tipo: | Dissertação |
Título: | Almas malditas na noite: o desespero nas narrativas curtas de horror gótico de Álvares de Azevedo e Edgar Allan Poe |
Autor(es): | Gottardi, Marina Gonçalves |
Primeiro Orientador: | Darin, Leila Cristina de Melo |
Resumo: | Esta pesquisa propõe-se a analisar a presença do desespero em quatro narrativas curtas de ficção gótica publicadas no século XIX, examinando como esse tema é trabalhado nos textos e sua importância para o apelo do gênero. As quatro obras selecionadas são de autoria de dois pioneiros no gênero nas Américas: “Solfieri” e “Gennaro”, ambos parte da antologia “Noite na Taverna” (1855), de Álvares de Azevedo; e “O Gato Preto” (1843) e “O Corvo” (1846), de Edgar Allan Poe. A questão principal era se o desespero seria uma constante entre os quatro narradores e, se isso se confirmasse, como seria trabalhado esse estado de espírito nos textos. A hipótese inicial era de que a presença do desespero e a forma como esse aspecto é trabalhado são parte do que confere alma a esses textos, e que um estudo voltado a essa questão poderia esclarecer algo a respeito do apelo de tais obras. Dividida em três capítulos, a dissertação primeiro traz definições da ficção gótica e do desespero, além de uma apresentação das obras a serem analisadas. No segundo capítulo, traça-se o fio que liga a noção de desespero nas obras de Kierkegaard e Gaiman à ficção gótica. É feito um estudo da história do medo e dos ícones de fé na humanidade por meio de textos de Jean Delumeau, Jane Ellen Harrison, entre outros, e relacionam-se as descobertas a textos de teóricos da literatura como os de Edgar Allan Poe, Maurice Blanchot e Michel Collot. O terceiro capítulo traz as análises dos contos, à luz das reflexões feitas e da teoria apresentada. A análise comparativa dos contos e o levantamento teórico e suas subsequentes reflexões confirmam a hipótese principal, visto que revelam que o desespero, além de ser uma constante nos textos, está também ligado de maneira indissociável aos fundamentos do gênero |
Abstract: | This research proposes to analyze the presence of despair in four short stories of gothic fiction published in the nineteenth century; examining how this theme is portrayed in the text and its importance for the appeal of the genre. The four stories selected were authored by two pioneers of the Americas: “Solfieri'' and “Gennaro”, both from the anthology “Noite na Taverna” (1855) by Álvares de Azevedo, and “The Black Cat” (1843) and “The Raven” (1846) by Edgar Allan Poe. The project’s main question was whether despair would be common to all narrators and, should that be confirmed, how would this state of spirit be worked in the texts. The initial hypothesis was that the presence of despair and the ways in which it is built are part of the heart and soul of these texts and studying about it could bring about insights about their timeless appeal. Divided into three chapters, the dissertation starts with definitions of both gothic fiction and despair, as well as a presentation of the four selected stories. In the second chapter, we trace the line which connects the idea of despair according to Kierkegaard and Gaiman to gothic fiction. This is accomplished by means of a study of the history of humanity’s fears and icons of faith supported by texts by Jean Delumeau, Jane Ellen Harrison, among others. Then, the discoveries brought about by this study are correlated with the literary theory of texts by Edgar Allan Poe, Maurice Blanchot and Michel Collot. The third chapter contains the analysis of the stories under the light of the theory and discussions from the previous chapters. The comparative analysis of the stories and the theoretical survey confirm the hypothesis, as they have revealed that not only is despair common to all of the selected stories, it is also deeply rooted with the foundations of the genre |
Palavras-chave: | Desespero Ficção gótica Fé Edgar Allan Poe Álvares de Azevedo Despair Faith Gothic literature Edgar Allan Poe Álvares de Azevedo |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::TEORIA LITERARIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
Sigla da Instituição: | PUC-SP |
metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Estudos Pós-Graduados em Literatura e Crítica Literária |
Citação: | Gottardi, Marina Gonçalves. Almas malditas na noite: o desespero nas narrativas curtas de horror gótico de Álvares de Azevedo e Edgar Allan Poe. 2022. Dissertação (Mestrado em Literatura e Crítica Literária) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Literatura e Crítica Literária da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2022. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/27216 |
Data do documento: | 24-Jun-2022 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Literatura e Crítica Literária |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Marina Gonçalves Gottardi.pdf | 1,23 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.