REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/27239
Tipo: Dissertação
Título: Fala-leitura-escrita: uma proposta de tratamento na clínica de linguagem com afásicos
Autor(es): Santos, Sabrina Pereira dos
Primeiro Orientador: Lier-Devitto, Maria Francisca de Andrade Ferreira
Resumo: Está dissertação, como o título indica, aborda a relação fala-leitura-escrita aqui assumida como procedimento clínico, que adquire nuances particulares nas decisões terapêuticas, caso a caso, conforme é discutido no trabalho. A afasia é uma condição sintomática na linguagem que, geralmente, ocorre em idosos, após lesão cerebral. Essa nova condição de fala, que instaura uma situação complexa em que há esgarçamento e não coincidência no desempenho do afásico nas diversas modalidades linguísticas (fala-leitura-escrita). A escrita, quando a fala está destruída tem se mostrado decisiva na condução de tratamentos clínico. Este fato foi recolhido pelos pesquisadores da Clínica de Linguagem como uma questão que exige detenção e aprofundamento teórico. Este trabalho está alinhado a este empenho e discute escritos autobiográficos como modo de atravessamento do luto e do dramasubjetivo em que o afásico é atirado pela afasia. Neste âmbito apresenta a concepção de escrita que sustenta a ideia de que a escrita não é nem representação, nem designação, o que joga luz sobre a presença de Saussure (1916) como fundamento teórico de base. É ele quem sustenta que linguagem não é nomenclatura. Partindo dele afirma-se, com Pontalis (1988) que a escrita é lugar de recriação/invenção de uma vida e de uma posição de sujeito falante. Defende-se aqui a ideia de que pela escrita o afásico pode contar-se e fazer-se contar por meio de sua inscrição na folha em branco, como diz Pommier (1996). Casos clínicos discutidos, na Clínica de Linguagem, em que a escrita foi reconhecida como um potente instrumento terapêutico são também abordados na medida em que oferecem o passo para afirmação, defendida nesta dissertação, de que a trança falaleitura-escrita deve ser constituída como procedimento necessário e eficaz. Neste ponto, discuto os efeitos clínicos na relação sujeito-linguagem. Este trabalho é fundamentalmente teórico-clínico e a metodologia adotada envolve o aproveitamento de escritos autobiográficos e casos clínicos da literatura para iluminar os argumentos nele defendidos. Fundamentos teóricos sobre a linguagem partem do Estruturalismo Europeu como mobilizados e interpretados na Clínica de Linguagem. A concepção de sujeito aqui assumida é a que reconhece a hipótese do inconsciente inaugurada por Freud (1900). Palavras-chave: Afasia; Clínica de Linguagem; Procedimentos Terapêuticos; Escrita
Abstract: This dissertation, as the title indicates, addresses the speech-reading-writing relationship assumed here as a clinical procedure, which acquires particular nuances in therapeutic decisions, on a case-by-case basis, as discussed in the work. Aphasia is a symptomatic speech condition that usually occurs in the elderly after brain injury. This new language condition establishes a complex situation in which there is noncoincidence in the performance of the aphasic in the different linguistic modalities (speech-reading-writing). Writing, when speech is destroyed, has shown to be decisive in the conduct of clinical treatments. This fact was picked up by some Language Clinic researchers as a clinical question that requires detention and theoretical deepening. This work aligns itself with this effort and discusses autobiographical writings as a way of crossing mourning and the subjective drama in which the aphasic is thrown by aphasia. In this context, he presents the conception of writing that supports the idea that writing is neither representation nor designation, which sheds light on the presence of Saussure (1916) as a basic theoretical foundation. It is he who maintains that language is not nomenclature. Starting from it, it is stated, with Pontalis (1988), that writing is a place of life recreation/invention which sustains the aphasic’s subjective position. The idea is defended here that, through writing, the aphasic person can count himself and make himself count through his inscription on the blank sheet, as Pommier (1996) says. Clinical cases discussed at the Language Clinic, in which writing was recognized as a potent therapeutic instrument, are also addressed insofar as they offer the step towards affirmation, defended in this dissertation, that the speech-reading-writing braid must be constituted as necessary and effective procedure. At this point, I discuss the clinical effects on the subject-language relationship. This work is fundamentally theoretical-clinical, and the methodology adopted involves the use of autobiographical writings and clinical cases from the literature to illuminate the arguments defended in it. Theoretical foundations on language depart from European Structuralism as mobilized and interpreted in the Language Clinic. The concept of subject assumed here is the one that recognizes the hypothesis of the unconscious inaugurated by Freud (1900)
Palavras-chave: Afasia
Clínica de linguagem
Procedimentos terapêuticos
Escrita
Aphasia
Language clinic
Therapeutic procedures
Writing
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem
Citação: Santos, Sabrina Pereira dos. Fala-leitura-escrita: uma proposta de tratamento na clínica de linguagem com afásicos. 2022. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/27239
Data do documento: 27-Jun-2022
Aparece nas coleções:Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Sabrina Pereira dos Santos.pdf588,15 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.