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https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/27433| Tipo: | Monografia de Especialização |
| Título: | Adaptação curricular aplicada ao ensino de História |
| Título(s) alternativo(s): | Curricular adaptation appliedto Historyteaching |
| Autor(es): | Correia, Beatriz Argondizo |
| Primeiro Orientador: | Raiça, Darcy |
| Resumo: | Esta monografia tem por objetivo analisar a adaptação curricular aplicada ao ensino de História, realizada a partir de atividades propostas para o sexto ano do Ensino Fundamental, mais especificamente para uma aluna com deficiência intelectual decorrente de paralisia cerebral, inserida em uma turma regular de ensino do sistema privado de uma escola localizada na zona leste do município de São Paulo.Trata-se de um relato e análise de experiência realizada durante o ano de 2016, tendo como embasamento teórico os objetivos e metodologia do ensino de História, as bases legais e as possibilidades de adaptação curricular para alunos com deficiência intelectual.Em busca de uma prática inclusiva nas aulas de História, diversas atividades são propostase analisadas,assim como suas respectivas adaptações de acordo com as necessidades e capacidades de alunos com deficiência intelectual.São exemplos de acordo com um contexto específico, já que não há fórmulas prontas e únicas. Concluímos que a mediação do professor em sala de aula é um importante aspecto a ser considerado. A diversificação de recursos didáticos e a criatividade pedagógica são muito importantes para a efetivação da aprendizagem. |
| Abstract: | This monography’s objective is to analyse the curricular adaptation applied to History teaching through proposed activities for the 6thyear, more specifically to an intellectually disabled student due to a cerebral palsy, inserted in a regular class from the private teaching system in the East Zone from the city of São Paulo.It is a report and analysis of the experience during the year of 2016, with theory basis being the objective and methodology of History teaching, legal basis and possibilities of curricular adaptation for intellectually disabled students. While looking for an inclusive practice in History classes, several activities are proposed and analysed, as well as the respective adaptations according to necessities and capabilities of intellectually disabled students. Those are examples based on a specific context, as there are no well-established and unique formulas. We conclude that the teacher’s mediation in class is an important aspect to be considered. The diversification of teaching resources and educational creativity are very important for the learning effectiveness |
| Palavras-chave: | Inclusão escolar Deficiência intelectual Ensino de História Adaptação Curricular Mediação da aprendizagem School inclusion Intellectual disability History teaching Curricular adaptation Learning mediation |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
| Sigla da Instituição: | PUC-SP |
| metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Educação |
| metadata.dc.publisher.program: | Especialização em Educação Inclusiva e Deficiência Intelectual |
| Citação: | Correia, Beatriz Argondizo. Adaptação curricular aplicada ao ensino de História. 2016. Monografia de Especialização (Especialização em Educação Inclusiva e Deficiência Intelectual) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2016. |
| Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/27433 |
| Data do documento: | 29-Nov-2016 |
| Aparece nas coleções: | Monografias Lato Sensu (em Processamento) |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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| BEATRIZ ARGONDIZO CORREIA.pdf | 3,9 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
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