REPOSITORIO PUCSP Monografias Lato Sensu (Especialização e MBA) Monografias Lato Sensu (em Processamento)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/27433
Tipo: Monografia de Especialização
Título: Adaptação curricular aplicada ao ensino de História
Título(s) alternativo(s): Curricular adaptation appliedto Historyteaching
Autor(es): Correia, Beatriz Argondizo
Primeiro Orientador: Raiça, Darcy
Resumo: Esta monografia tem por objetivo analisar a adaptação curricular aplicada ao ensino de História, realizada a partir de atividades propostas para o sexto ano do Ensino Fundamental, mais especificamente para uma aluna com deficiência intelectual decorrente de paralisia cerebral, inserida em uma turma regular de ensino do sistema privado de uma escola localizada na zona leste do município de São Paulo.Trata-se de um relato e análise de experiência realizada durante o ano de 2016, tendo como embasamento teórico os objetivos e metodologia do ensino de História, as bases legais e as possibilidades de adaptação curricular para alunos com deficiência intelectual.Em busca de uma prática inclusiva nas aulas de História, diversas atividades são propostase analisadas,assim como suas respectivas adaptações de acordo com as necessidades e capacidades de alunos com deficiência intelectual.São exemplos de acordo com um contexto específico, já que não há fórmulas prontas e únicas. Concluímos que a mediação do professor em sala de aula é um importante aspecto a ser considerado. A diversificação de recursos didáticos e a criatividade pedagógica são muito importantes para a efetivação da aprendizagem.
Abstract: This monography’s objective is to analyse the curricular adaptation applied to History teaching through proposed activities for the 6thyear, more specifically to an intellectually disabled student due to a cerebral palsy, inserted in a regular class from the private teaching system in the East Zone from the city of São Paulo.It is a report and analysis of the experience during the year of 2016, with theory basis being the objective and methodology of History teaching, legal basis and possibilities of curricular adaptation for intellectually disabled students. While looking for an inclusive practice in History classes, several activities are proposed and analysed, as well as the respective adaptations according to necessities and capabilities of intellectually disabled students. Those are examples based on a specific context, as there are no well-established and unique formulas. We conclude that the teacher’s mediation in class is an important aspect to be considered. The diversification of teaching resources and educational creativity are very important for the learning effectiveness
Palavras-chave: Inclusão escolar
Deficiência intelectual
Ensino de História
Adaptação Curricular
Mediação da aprendizagem
School inclusion
Intellectual disability
History teaching
Curricular adaptation
Learning mediation
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Especialização em Educação Inclusiva e Deficiência Intelectual
Citação: Correia, Beatriz Argondizo. Adaptação curricular aplicada ao ensino de História. 2016. Monografia de Especialização (Especialização em Educação Inclusiva e Deficiência Intelectual) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2016.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/27433
Data do documento: 29-Nov-2016
Aparece nas coleções:Monografias Lato Sensu (em Processamento)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BEATRIZ ARGONDIZO CORREIA.pdf3,9 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.