REPOSITORIO PUCSP Trabalho de Conclusão de Curso - TCC Graduação em Psicologia
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/27660
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A pluralidade das infâncias: uma reflexão sobre a criança como ser social e histórico
Autor(es): Gonçalves, Isabella Boaventura de Menezes e
Primeiro Orientador: Gomes, Jose Agnaldo
Resumo: Tendo em vista que a compreensão da infância se constitui como homogênea e universalizada, o presente estudo teve como objetivo compreender acerca dos processos históricos e epistemológicos que se referem à infância e de como esses influenciam, junto aos contextos socioeconômicos e culturais, nas manifestações da criança e na compreensão de infância. Assim, pretendeu-se caracterizar a infância como construção social e histórica, não sendo possível compreendê-la de modo generalizado, pois a mesma se encontra atravessada por uma variedade enorme de contextos e determinações, constituindo-se, então, como heterogênea e plural. Nesta pesquisa, foi realizado um levantamento bibliográfico de produções que discutem sobre as concepções de infância e como a criança foi percebida ao longo dos processos históricos-epistemológicos, sobre a trajetória e o contexto da conquista dos direitos das crianças, abrangendo visão das próprias crianças sobre esses direitos, sobre a criança como influenciada por contextos socioeconômicos e culturais e como ser histórico e social, e sobre as contribuições da Psicologia Sócio-Histórica para a compreensão do sujeito e, consequentemente, da criança. Conclui-se que o olhar para a infância deve abranger as determinações históricas e o contexto socioeconômico e cultural ao qual a criança se insere, sendo um conflito ético considerar a infância como homogênea e a criança abstraída do contexto que a cerca
Palavras-chave: Infância
Pensamento crítico
Psicologia sócio-histórica
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde
metadata.dc.publisher.program: Graduação em Psicologia
Citação: Gonçalves, Isabella Boaventura de Menezes e. A pluralidade das infâncias: uma reflexão sobre a criança como ser social e histórico. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/27660
Data do documento: 17-Jun-2022
Aparece nas coleções:Graduação em Psicologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC.Isabella Boaventura .docx_Isabella Boaventura.pdf292,33 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.