REPOSITORIO PUCSP Trabalho de Conclusão de Curso - TCC Graduação em Psicologia
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/27707
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Cenas de práticas dialógicas no cotidiano escolar: relatos de experiência
Autor(es): Fabrini, Maria Fernanda Dolabella
Primeiro Orientador: Gomes, Luciana Szymanski Ribeiro
Resumo: A presente pesquisa investiga práticas dialógicas no cotidiano escolar e objetiva compartilhar com profissionais da educação e da psicologia como o trabalho dialógico pode potencializar a experiência de ensino e aprendizagem para a comunidade escolar, bem como permitir relações mais saudáveis entre os atores escolares. Para isso, a pesquisa debruça-se sobre o fenômeno da educação a partir do recorte teórico de Paulo Freire e bell hooks, que ressaltam as práticas educativas enquanto práticas dialógicas, coletivas, de libertação e emancipação da/o sujeita/o. Apoiada no método fenomenológico existencial, a pesquisa realiza o exercício de estabelecer diálogo constante com o fenômeno estudado, permitindo que ele deixe-se mostrar, compreendendo que pesquisadora-pesquisa constroem-se mutuamente. Como procedimento foram realizadas entrevistas reflexivas com dois participantes, cujas narrativas foram analisadas através do processo de constelações. Encontramos as constelações “O diálogo na escola”, “Relações de poder e a escola” e “Afetividade e a escola”, que nos dizem sobre possibilidades de construção de relações calcadas no diálogo e na afetividade e como essas experiências tocam a comunidade escolar. As constelações revelaram, ainda, aspectos ligados às relações de poder, presentes no cotidiano escolar, que atravessam as tentativas de construção de práticas dialógicas
Palavras-chave: Educação
Diálogo
Paulo Freire
Bell hooks
Fenomenologia
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde
metadata.dc.publisher.program: Graduação em Psicologia
Citação: Fabrini, Maria Fernanda Dolabella. Cenas de práticas dialógicas no cotidiano escolar: relatos de experiência. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/27707
Data do documento: 17-Jun-2022
Aparece nas coleções:Graduação em Psicologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Maria Fernanda Dolabella Fabrini_Maria Fernanda Dolab.pdf483,99 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.