REPOSITORIO PUCSP Trabalho de Conclusão de Curso - TCC Graduação em Psicologia
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/27713
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBorborema, Rodrigo Sardinha
dc.contributor.advisor1Caro, Daniel de Moraes
dc.date.accessioned2022-09-16T20:47:36Z-
dc.date.available2022-09-16T20:47:36Z-
dc.date.issued2022-06-17-
dc.identifier.citationBorborema, Rodrigo Sardinha. Análise da literatura, identificação e descrição dos procedimentos da terapia analítico-comportamental: um requisito para a produção de evidências. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/27713-
dc.description.resumoIntrodução: A Análise do Comportamento tem desde sua origem um forte comprometimento com a sustentação empírica dos seus procedimentos; assim, era esperado que a Terapia Analítico-Comportamental (TAC) tivesse consistentes evidências empíricas de eficácia; entretanto, esta psicoterapia ainda carece de tais evidências. Além disso, há uma ausência de precisão da descrição dos procedimentos realizados na TAC, não tendo sido possível até hoje concluir quais são seus procedimentos e em que eles consistem. Para que sejam realizadas pesquisas experimentais que avaliem a eficácia da TAC, de acordo com os parâmetros da Prática Baseada em Evidências, é necessário anteriormente produzir uma especificação operacional dos procedimentos da TAC, que pode ser denominada de "manual". Objetivo: A partir disso, o presente trabalho teve como objetivo sintetizar a prática da TAC, apontando quais são os procedimentos de formulação de caso, intervenção e avaliação de resultados nela aplicados e em que eles consistem objetivamente. Método: Foi realizada uma revisão da literatura de pesquisas clínicas da TAC dos últimos 10 anos, atualizando-se o levantamento desta literatura. As nove pesquisas selecionadas foram analisadas inserindo-se em planilhas trechos que expressavam a aplicação de procedimentos, e categorizando estes através de três "afunilamentos". Registrou-se também outros dados acerca de cada estudo. Então, foram realizadas análises estatísticas descritivas dos procedimentos, identificando-se: o número e a porcentagem de aplicações de cada procedimento na amostra, e a quantidade e a porcentagem de estudos em que aplicou-se o procedimento. Com isso, constatou-se o quanto cada procedimento foi aplicado, e em que a aplicação de cada procedimento consistiu. Analisou-se também um subgrupo de estudos de ansiedade/fobia social. Resultados: Foram identificados ao todo 117 procedimentos. Os principais (mais aplicados) procedimentos de formulação de caso foram respectivamente: análise molar; análise de tríplice contingência; avaliações funcionais inclassificáveis; e estabelecimento de objetivos da terapia. Os de intervenção foram: fornecimento de regras; apresentação ao cliente de avaliação funcional; procedimentos de exposição a estímulos aversivos; e tarefas de casa. E os de avaliação de resultados foram: uso de instrumentos (inventários, questionários e escalas); frequência dos comportamentos-alvo como indicador de resultado; embasamento no auto-relato vocal do cliente; e follow-up. Todos os procedimentos foram descritos com base nos correspondentes trechos selecionados e nas suas categorizações. Conclusões: Observou-se, além de constatações específicas sobre os procedimentos, que a TAC tem uma variedade considerável de procedimentos, que "indicadores" quantitativos são fundamentais na avaliação de resultados, e que avaliações funcionais e relatos verbais dos clientes são indispensáveis em todos os âmbitos desta psicoterapiapt_BR
dc.description.abstractIntroduction: The Behavior Analysis has since its origin a strong commitment to the empirical support of its procedures; therefore, it was expected that Behavioral-Analytic Therapy (TAC) had consistent empirical evidence of efficacy; however, this psychotherapy still lacks such evidence. Moreover, there is an absence of precision in the description of the procedures performed in the TAC, and it has not been possible to conclude precisely what its procedures are and what they consist of. In order to carry out experimental research evaluating the effectiveness of the TAC, according to the criteria of the Evidence-Based Practice, it is previously necessary to produce an operational specification of the TAC procedures, which can "be called" a Manual. Objective: The present study aimed to synthesize the practice of the TAC, pointing out the procedures of case formulation, intervention and results evaluation applied in it and in which they consist objectively. Method: A review of the clinical research literature on TAC of the last 10 years was performed, updating the survey of this literature. The nine selected studies were analyzed by selecting excerpts that expressed applied procedures, inserting them into spreadsheets, separating them by "stage" of the psychotherapy (case formulation, intervention and evaluation of results), and categorizing the procedures identified, through three steps. Other data about each study were also recorded. Then, descriptive statistical analyses of the procedures were performed, identifying: the number and percentage of applications of each procedure in the sample, and the amount and percentage of studies in which the procedure was applied. Therefore, it was verified how much each procedure was applied, and in which the application of each procedure consisted. A subgroup of social anxiety/phobia studies was also analyzed. Results: A total of 117 procedures was identified. The main (most applied) case formulation procedures were respectively: molar analysis; three-term contingency analysis; unclassifiable functional assessments; and establishment of therapy objectives/goals. The main intervention procedures were: provision of rules (contingency descriptions); presentation to the client of functional assessment; exposure procedures to aversive stimuli; and homework. The main results evaluation procedures were: use of psychometric instruments (inventories, questionnaires and scales); frequency of target behaviors as an indicator of outcome; analysis of client's vocal statements; and follow-up. All procedures were described based on the corresponding selected excerpts and their categorizations. Conclusions: In addition to specific findings about the procedures, it was observed that the TAC has a considerable variety of procedures, that quantitative "indicators" are fundamental in its evaluation of results, and that functional assessments and verbal reports of clients are indispensable in all areas of this psychotherapyen_US
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Ciências Humanas e da Saúdept_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsPUC-SPpt_BR
dc.publisher.programGraduação em Psicologiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAnálise do comportamento clínicapt_BR
dc.subjectTerapia analítico-comportamentalpt_BR
dc.subjectTerapia comportamentalpt_BR
dc.subjectPrática baseada em evidênciaspt_BR
dc.subjectBehaviorismopt_BR
dc.subjectClinical behavior analysisen_US
dc.subjectBehavioral-analytic therapyen_US
dc.subjectBehavioral therapyen_US
dc.subjectEvidence-based practiceen_US
dc.subjectBehaviorismen_US
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApt_BR
dc.titleAnálise da literatura, identificação e descrição dos procedimentos da terapia analítico-comportamental: um requisito para a produção de evidênciaspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Graduação em Psicologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Rodrigo Borborema.pdf AC 2022_Rodrigo Sardinha Bor.pdf1,08 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.