REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Psicologia: Psicologia Clínica
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/27798
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAlmeida, Alexandre Patricio de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3556326370536914pt_BR
dc.contributor.advisor1Naffah Neto, Alfredo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0942564852862089pt_BR
dc.date.accessioned2022-09-21T14:35:30Z-
dc.date.available2022-09-21T14:35:30Z-
dc.date.issued2022-08-12-
dc.identifier.citationAlmeida, Alexandre Patricio de. Por uma pedagogia do cuidado: contribuições de Ferenczi e Winnicott para a educação. 2022. Tese (Doutorado em Psicologia: Psicologia Clínica) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia: Psicologia Clínica da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/27798-
dc.description.resumoA presente tese de doutorado visa situar as contribuições da ética do cuidado em psicanálise para a educação. Nomeia-se, aqui, de ética do cuidado, o arcabouço teóricoclínico desenvolvido por Sándor Ferenczi e ampliado, significativamente, por Donald W. Winnicott. Como metodologia, utiliza-se fragmentos de relatos autobiográficos do próprio autor da pesquisa, assim como breves passagens relacionadas à sua experiência profissional adquirida no campo pedagógico. Trata-se, pois, de um estilo de narrativa, em primeira pessoa, inspirado pelo movimento literário que ficou conhecido como ‘autoficção’ (Doubrovsky, 1977). O escopo do trabalho encaixa-se na esfera da psicanálise aplicada ou da clínica ampliada. Resgata-se, assim, o sentido histórico-social da teoria psicanalítica, atravessado pelo olhar da perspectiva crítica da psicologia escolar, que coloca em evidência o contexto em que se situa um determinado indivíduo ou instituição. Cultiva-se, como objetivo central, apresentar ao público leigo, principalmente aos profissionais da educação, os pressupostos fundamentais da psicanálise do cuidado. Para tanto, prioriza-se o uso de uma linguagem clara e pertinente ao universo educacional. Tendo em vista esses aspectos, não se propõe, por fim, um modelo técnico de intervenção, mas sugere-se uma ação transformadora com base nas reflexões lançadas e nos relatos compartilhadospt_BR
dc.description.abstractThis doctoral thesis aims at situating the contributions of psychoanalytical ethics of care to education. The theoretical-clinical framework developed by Sándor Ferenczi and significantly expanded by Donald W. Winnicott is called ethics of care. As methodology, we use fragments of autobiographical accounts of the author of the research himself, as well as brief passages related to his professional experience acquired in the pedagogical field. It is, therefore, a first-person narrative style, inspired by the literary movement that became known as ‘autofiction’ (Doubrovsky, 1977). The scope of the work falls within the sphere of applied psychoanalysis or extended clinical practice. Thus, the historicalsocial meaning of psychoanalytic theory is rescued, crossed by the critical perspective of school psychology, which highlights the context in which a certain individual or institution is located. The main goal is to present to the lay public, especially to education professionals, the fundamental assumptions of the psychoanalysis of care. To this end, the use of clear language pertinent to the educational universe is prioritized. In view of these aspects, we do not propose a technical model of intervention, but a transforming action is suggested based on the reflections launched and, on the reports, shareden_US
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPqpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Ciências Humanas e da Saúdept_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsPUC-SPpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Estudos Pós-Graduados em Psicologia: Psicologia Clínicapt_BR
dc.rightsAcesso Restritopt_BR
dc.subjectCuidadopt_BR
dc.subjectPsicanálisept_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectFerenczipt_BR
dc.subjectWinnicottpt_BR
dc.subjectCareen_US
dc.subjectPsychoanalysisen_US
dc.subjectEducationen_US
dc.subjectFerenczien_US
dc.subjectWinnicotten_US
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApt_BR
dc.titlePor uma pedagogia do cuidado: contribuições de Ferenczi e Winnicott para a educaçãopt_BR
dc.title.alternativeFor a pedagogy of care: Ferenczi and Winnicott's contributions to educationen_US
dc.typeTesept_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Psicologia: Psicologia Clínica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Alexandre Patricio de Almeida.pdf
  Restricted Access
1,83 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.