REPOSITORIO PUCSP Trabalho de Conclusão de Curso - TCC Graduação em Psicologia
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/27839
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O apropriar-se através de uma história, um olhar fenomenológico acerca do filme O Pequeno Príncipe (2015)
Autor(es): Morgado, Paulo Pacheco
Primeiro Orientador: Schliemann, Ana Laura
Resumo: O presente estudo trata de uma reflexão do filme O Pequeno Príncipe a partir de uma visão Fenomenológica Existencial, especialmente no que tange a visão de pessoa consigo e do mundo a partir das adversidades vivenciadas pela personagem do filme através da compreensão da mesma para com esses fenômenos. Foi utilizado o método qualitativo de análise, através da procura de materiais documentais referentes encontrados em portais de revistas e artigos científicos, assim como uma cópia legalizada do filme. Através da elaboração do pensamento Heideggeriano, foi possível observar os modos de ser impessoal e impróprio que a personagem analisada acaba por viver devido a sociedade em que ela vive, uma vez que ela se pauta na essencialidade e eficiência que a pessoa deve ter, fazendo ocasionando com que as pessoas que nela vivem, acabem por negligenciar a si mesmos e suas angústias, se afastando de seu ser próprio. No decorrer do filme nos deparamos com conhecer de uma nova forma de encarar o mundo que a personagem acaba por possuir em que ela se encontra com um senhor que age de uma forma completamente diferente dos demais modelos que ela já havia entrado em contato. Ao aproximar-se desse senhor, a menina acaba por experienciar e novamente entrar em contato com a angustia de seu ser e assim recobrar a sua condição ontológica como Dasein de abertura, uma vez que ela ser torne novamente capaz de não se negligenciar novamente, se tornando própria, mas sendo capaz de conviver com as impessoalidades e impropriedades de seu mundo. Ao final observou-se que o filme facilitou a compreensão dos aspectos trabalhados teoricamente
Palavras-chave: Criança
Fenomenologia
Animação
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde
metadata.dc.publisher.program: Graduação em Psicologia
Citação: Morgado, Paulo Pacheco. O apropriar-se através de uma história, um olhar fenomenológico acerca do filme O Pequeno Príncipe (2015). 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2018.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/27839
Data do documento: 30-Jun-2018
Aparece nas coleções:Graduação em Psicologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PAULO PACHECO MORGADO - TCC.pdf352,98 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.