REPOSITORIO PUCSP Trabalho de Conclusão de Curso - TCC Graduação em Fonoaudiologia
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/27884
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Análise comparativa de vocabulário de crianças ouvintes e com deficiência auditiva incluídas em escola regular
Autor(es): Castro, Bianca Martins
Primeiro Orientador: Novaes, Beatriz Cavalcanti de Albuquerque Caiuby
Resumo: Introdução: crianças com deficiência auditiva tendem a ter pior desempenho na escuta incidental e grande parte do aprendizado de vocabulário é feito através dessa escuta. Objetivo: analisar a diferença de vocabulário entre crianças ouvintes e crianças com deficiência auditiva inseridas em escola regular, estabelecendo uma comparação pareada quanto a idade cronológica. Método: pesquisa qualitativa realizada por meio de um teste de vocabulário receptivo (PPVT-4) e sua relação com a idade equivalente. Resultados: participaram dessa pesquisa 41 crianças ouvintes e 41 crianças com deficiência auditiva, entre 7 e 12 anos, usuárias de aparelho de amplificação sonora individual de um centro de saúde auditiva no estado de São Paulo. A pontuação média obtida de escore padrão no teste de vocabulário receptivo (PPVT-4) das crianças com deficiência auditiva foi de 56 pontos, que equivale a -3DP e das crianças de 109 pontos com média para +1 DP. Conclusão: concluiu-se que as idades cronológicas e equivalentes em cada grupo demonstram que, no grupo controle, os sujeitos tendem a ter idade equivalente maior que a cronológica, ocorrendo o oposto no grupo de crianças com deficiência auditiva. Essa diferença tende a aumentar com o aumento da idade cronológica nos dois grupos
Palavras-chave: Deficiência auditiva
Vocabulário
Criança
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FONOAUDIOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde
metadata.dc.publisher.program: Graduação em Fonoaudiologia
Citação: Castro, Bianca Martins. Análise comparativa de vocabulário de crianças ouvintes e com deficiência auditiva incluídas em escola regular. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fonoaudiologia) - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2018.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/27884
Data do documento: 23-Nov-2018
Aparece nas coleções:Graduação em Fonoaudiologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Bianca Martins Castro - TCC.pdf1,35 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.