REPOSITORIO PUCSP Trabalho de Conclusão de Curso - TCC Graduação em Psicologia
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/27936
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O MA e o silêncio no processo terapêutico
Autor(es): Morita, Alice Ery Dias Motta
Primeiro Orientador: Colpo, Marcos Oreste
Resumo: A cultura japonesa diferencia-se da ocidental em que vivemos de diversas formas. Buscamos a explicação e nomeação do mundo ao nosso redor de forma a conceituar as coisas que nos cercam e, assim, diferencia-se de uma cultura nipônica que, por sua vez, se dá de forma mais vivencial. Dentro desta, no Japão há o conceito de Ma que não apresenta uma tradução exata, mas algumas aproximações, tal como um intervalo, um vazio, um silêncio, um modus operandi, que podemos observar manifestado em expressões artísticas, tal como em artes visuais, plásticas e cênicas, bem como em coisas mais cotidianas como na própria arquitetura e espaços urbanos. Partindo disto, o presente trabalho tem como objetivo introduzir este conceito e, realizar a retomada de alguns estudos feitos acerca do silêncio e seus possíveis momentos de manifestação dentro de um contexto de psicoterapia, o que se deu a partir da leitura de alguns autores vistos na Psicologia, tal como Heidegger, cuja fenomenologia elucidou um pouco acerca da linguagem e o silêncio, complementando com outros autores, não necessariamente da mesma abordagem teórica, mas que também traziam estudos sobre o mesmo tema, a fim de enriquecer este trabalho com formas do ocidente de compreensão do silêncio. Entendendo um pouco a respeito do Ma, assim como do silêncio, em um capítulo final realizo uma aproximação destes estudos realizados, observando possíveis formas do Ma dentro dessa vivência de mundo ocidental da qual faço parte e possibilitando também uma aproximação cultural
Palavras-chave: Ma
Silêncio
Psicoterapia
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde
metadata.dc.publisher.program: Graduação em Psicologia
Citação: Morita, Alice Ery Dias Motta. O MA e o silêncio no processo terapêutico. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2018.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/27936
Data do documento: 11-Jun-2018
Aparece nas coleções:Graduação em Psicologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Alice Ery Dias Motta Morita - TCC.pdf1,17 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.