REPOSITORIO PUCSP Trabalho de Conclusão de Curso - TCC Graduação em Pedagogia
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28055
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Afetividade na relação professor-aluno da educação infantil: revisitando o humanismo da profissão docente
Autor(es): Santos, Ana Carina da Silva
Primeiro Orientador: Martins, Maria Anita Viviani
Resumo: Esta pesquisa objetiva identificar e compreender a importância da afetividade como elemento facilitador nas relações pedagógicas entre professor-aluno, apontando para o fato de que a afetividade pode determinar o sucesso de uma criança na escola e em sua vida futura, fazendo pontes positivas da influência de ensinastes e familiares no processo da aprendizagem. Esta pesquisa caracteriza-se como bibliográfica com referencial construído sobre os pressupostos teóricos de Henri Wallon, Enrique Pichon, Jean Piaget, Lev Semenovitch Vygotsky, entre outros. A LDB (Lei de Diretrizes e Base Nacional 9.394/96) orienta que a escola deve proporcionar um espaço de reflexão sobre a vida do aluno como um todo, contribuindo para o desenvolvimento de uma consciência crítica e transformadora, na qual esse processo não deveria dissociar-se da afetividade. Os resultados mostram que a afetividade além de mediar o aprendizado torna possível melhorar as relações interpessoais fortalecendo os laços de amizade, permitindo existir o respeito, solidariedade, generosidade e confiança. A educação afetiva é construída na escola a partir da compreensão, da consideração, da estima e da autonomia de ideias, uma vez que se pretende capacitar sujeitos críticos e honestos, para que esses objetivos sejam alcançados o desenvolvimento afetivo é fundamental para qualquer indivíduo
Abstract: This research aims to identify and understand the importance of affectivity as a facilitator element in teacher-student pedagogical relationships, pointing to the fact that affectivity can determine the success of a child in school and in his future life, making positive bridges of the influence of taught and family members in the learning process. This research is characterized as bibliographical with reference built on the theoretical assumptions of Henri Wallon, Enrique Pichon, Jean Piaget, Lev Semenovitch Vygotsky, among others. The LDB (Law of Directives and National Base 9.394/96) directs that the school should provide a space for reflection on the life of the student as a whole, contributing to the development of a critical and transforming consciousness, in which this process should not dissociate the affectivity. The results show that affectivity, besides mediating learning, makes it possible to improve interpersonal relationships by strengthening ties of friendship, allowing respect, solidarity, generosity and trust. The affective education is built in the school from the understanding, the consideration, the esteem and the autonomy of ideas, once it is tried to qualify critical and honest subjects, so that these goals are reached the affective development is fundamental for any individual
Palavras-chave: Aprendizagem
Afetividade
Respeito
Educação
Learning
Affectivity
Respect
Education
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Graduação em Pedagogia
Citação: Santos, Ana Carina da Silva. Afetividade na relação professor-aluno da educação infantil: revisitando o humanismo da profissão docente. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2017.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28055
Data do documento: 27-Nov-2017
Aparece nas coleções:Graduação em Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ANA CARINA DA SILVA SANTOS - TCC.pdf2,54 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.