REPOSITORIO PUCSP Trabalho de Conclusão de Curso - TCC Graduação em Psicologia
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28063
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Abuso sexual infantil: o lado do abusador
Autor(es): Junqueira, Bárbara Haddad
Primeiro Orientador: Maciel Junior, Plínio de Almeida
Resumo: A violência sexual infantil é considerada um dos maiores problemas de saúde pública no Brasil; seus impactos para a vítima, para os envolvidos no ato e para a sociedade no geral são desconcertantes. Atualmente questiona-se a intervenção apenas para com a vítima, compreendendo que a mesma ocorre por se tratar de uma relação de poder, prejudicando a criança ou o adolescente em diversos aspectos, já que se trata das vítimas desta relação. A problemática sobre o autor do crime mostra-se extremamente complexa e presente, sendo assim imprescindível de ser discutida e trabalhada quando se almeja uma melhor forma de combate e prevenção ao abuso sexual infantil. A pesquisa em questão baseou-se em compreender os estudos e programas em vigência no que diz respeito ao abusador, bem como à vítima e aos demais envolvidos (familiares). O presente estudo caracteriza-se como uma pesquisa de revisão bibliográfica. A reflexão acerca da temática baseou-se no entendimento de que a intervenção para com a vítima é imprescindível e indiscutível, contudo, evidencia-se a importância de se trabalhar juntamente com o autor do crime em questão e também com a família da vítima e eventualmente com outras pessoas que possam contribuir no processo interventivo, como vizinhos, amigos e professores. Nota-se que no que diz respeito ao combate e a prevenção do abuso sexual, o trabalho junto ao abusador torna-se necessário, visando à diminuição da reincidência do abuso e a não ocorrência de um possível crime, e que isto não significa eximir de responsabilidade ou punição aqueles que o cometem. A literatura evidencia que tais estudos e projetos se encontram em construção e, portanto, pouco pode-se dizer a respeito. O que foi constatado quanto à eficácia das intervenções que envolvem os abusadores é que ainda não há dados consistentes que permitam avaliar o impacto deste tipo de trabalho na prevenção e combate de novos abusos ou na reincidência de abusos já ocorridos. Como conclusão, constatase a importância de pesquisas e discussões que tenham como foco o trabalho sobre o tratamento e a prevenção do abuso sexual, visto que a temática, apesar de mais discutida atualmente, ainda é alarmante no que diz respeito às estatísticas
Palavras-chave: Abuso sexual infantil
Pedofilia
Pedófilo
Abusador
Programas interventivos
Prevenção
Combate ao abuso sexual infantil
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde
metadata.dc.publisher.program: Graduação em Psicologia
Citação: Junqueira, Bárbara Haddad. Abuso sexual infantil: o lado do abusador. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2017.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28063
Data do documento: 14-Set-2017
Aparece nas coleções:Graduação em Psicologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BÁRBARA HADDAD JUNQUEIRA - TCC.pdf697,77 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.