REPOSITORIO PUCSP Trabalho de Conclusão de Curso - TCC Graduação em Pedagogia
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28068
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O desenvolvimento na primeira infância e o papel do professor de Educação Infantil
Autor(es): Alvers, Ana Paula Suardi D’Elia Lessa
Primeiro Orientador: Martins, Maria Anita Viviani
Resumo: Esta é uma pesquisa bibliográfica e tem por objetivo abordar o desenvolvimento infantil nos primeiros anos de vida, à luz dos estudos recentes da neurociência e psicologia cognitiva. São abordados os aspectos do desenvolvimento da linguagem, cognição, físico, motor e social, destacando a importância desta etapa, por ocorrer o maior crescimento e desenvolvimento do cérebro, com as principais conexões cerebrais entre os neurônios. É uma fase de enorme plasticidade cerebral, o que possibilita intervenções multidisciplinares oportunas, que podem ser fundamentais para auxiliar o desenvolvimento infantil, especialmente nos casos de atrasos. Ademais, destaca-se a importância deste conhecimento pelo professor de Educação Infantil, em sua formação inicial e continuada, a fim de que possa melhorar a sua prática profissional, contribuindo para uma Educação Infantil de qualidade, que entenda o bebê e criança em sua totalidade e complexidade
Abstract: This is a bibliographical research and aims to address early childhood development in the early years of life, in light of recent studies of neuroscience and cognitive psychology. The aspects of language, cognition, physical, motor and social development are discussed, highlighting the importance of this stage, due to the fact that the greatest growth and development of the brain occurs, with the main brain connections between the neurons. It is a phase of enormous cerebral plasticity, which allows for timely multidisciplinary interventions, which may be fundamental to aid child development, especially in cases of delays. In addition, it is important to emphasize the importance of this knowledge by the Infant Education teacher, in his initial and continued education, so that he can improve his professional practice, contributing to a quality Infant Education that understands the baby and child in its totality
Palavras-chave: Desenvolvimento infantil
Neurociência
Psicologia cognitiva
Primeira Infância
Formação professor
Child development
Neuroscience
Cognitive psychology
Importance Early Childhood
Teacher training
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Graduação em Pedagogia
Citação: Alvers, Ana Paula Suardi D’Elia Lessa. O desenvolvimento na primeira infância e o papel do professor de Educação Infantil. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2017.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28068
Data do documento: 28-Nov-2017
Aparece nas coleções:Graduação em Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ANA PAULA SUARDI D’ELIA LESSA ALVERS - TCC.pdf691,05 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.