REPOSITORIO PUCSP Trabalho de Conclusão de Curso - TCC Graduação em Pedagogia
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28090
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A trajetória da história de formação de professores, promovendo subsídios para a importância da formação continuada na educação contemporânea
Autor(es): Santos, Camila Duarte dos
Primeiro Orientador: Martins, Maria Anita Viviani
Resumo: O presente trabalho destaca a importância da formação continuada para os professores e a necessidade da atualidade nesta formação para conseguirem acompanhar as transformações da sociedade, que atualmente possui grande interferência da tecnologia no ambiente escolar. Para isso precisamos transformar a escola, pois temos alunos dessa nova geração, estudando em uma escola ainda com características arcaicas que, por exemplo, avalia o aluno pelo o conhecimento teórico que é adquirido em classe. Precisamos urgentemente realizar transformações nas metodologias de ensino, e para essa transformação, o professor precisa realizar formação para poder compreender essa nova concepção de educação que tem como objetivo a aprendizagem significativa dos alunos. Nossas escolas ainda possuem o modelo pedagógico que direciona o ensino conteudista que obriga os alunos decorar conteúdos para conseguir passar em um vestibular, no qual é julgado como competente ou incompetente. Hoje, o ensino precisa ser transformado, fazendo o aluno aprender fazendo, o educador atual precisa ter competências para fazer com que o aluno não seja acomodado e sim torna-lo em um ser crítico e pesquisador. Assim é abordada a trajetória histórica para a compreensão da formação docente, nisso apresentando os avanços e declínios da educação, chegando até a questão educacional atual na formação inicial, mostrando como o conhecimento oriundo da universidade deve servir de base para a trajetória profissional, mas que a formação continuada ainda é essencial para acompanhar as demandas da sociedade e das crianças, acabando com a concepção de que o professor e dono de verdades absolutas. Por fim é abordada a questão da formação continuada e a mesma realizada em serviço, onde é o locus essencial para a realização da mesma já que permite a reflexão sobre as práticas pedagógicas desenvolvidas em classe
Abstract: The present study comes to bring the importance of continuing education for teachers whom fail to follow the transformations of society, that currently has great interference of technology in the school environment, for this we need to transform the school, because the students of this new generation, studying in a school that still have the archaic characteristics that assesses the student by the theoretical knowledge that is acquired in class, we urgently need perform transformations in teaching methodologies, and for this transformation the teachers need training to be able to understand this new conception of education that has as its goal the meaningful learning of students. Our schools still have the pedagogical model that directs the teaching content which obliges the students memorize content and requires them to take an entrance exam, to get into college, in which the judges students as competent and incompetent. Today the teaching needs to be transformed, making the student learn by doing, the current educator must have powers to ensure that the student is not accommodated, but is a questioner and researcher. This is addressed by the historical trajectory for the understanding of teacher training, presenting the advances and declines of education, reaching up to the current educational issue in initial training, showing how the knowledge from the university must serve as a basis for the professional life to come, but that the continuing formation is still essential to keep up with the demands of society and of the children, ending with the idea that the teachers and owner of absolute truths. Finally approached the issue of continued education and the same held in service, where is the locus is essential for the achievement of the same since it allows reflection on top of pedagogical practices developed in class
Palavras-chave: História da educação
Formação Inicial e Continuada
Transformações
Sociedade e Formação Continuada em Serviço
History of education
Initial and continuous training
Transformations
Society and continuous education in service
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Graduação em Pedagogia
Citação: Santos, Camila Duarte dos. A trajetória da história de formação de professores, promovendo subsídios para a importância da formação continuada na educação contemporânea. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2017.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28090
Data do documento: 23-Nov-2017
Aparece nas coleções:Graduação em Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CAMILA DUARTE DOS SANTOS - TCC.pdf1,6 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.