REPOSITORIO PUCSP Trabalho de Conclusão de Curso - TCC Graduação em Pedagogia
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28215
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Desenvolvimento infantil e a prática escolar: breves considerações sobre a concepção de desenvolvimento em L.S. Vigotski
Autor(es): Lagoa, Maria Izabel
Primeiro Orientador: Martins, Maria Anita Viviani
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo central o estudo da abordagem teórica histórico-cultural de L.S.Vigotski, em especial a sua compreensão sobre o processo de desenvolvimento do homem. Ao analisar o processo de desenvolvimento das funções psíquicas superiores do homem, o autor, elaborou um profundo estudo sobre a formação de conceitos pela criança e sua relação com o processo de desenvolvimento e aprendizagem. Buscamos demonstrar de que maneira as condições históricas e sociais são determinantes no desenvolvimento do homem e o papel essencial que Vigotski atribui ao conceito de mediação nesse processo. Dessa análise, observamos que as contribuições do autor sobre o conceito de desenvolvimento e a formação do pensamento pelo homem, permitem uma importante reflexão sobre a prática escolar, principalmente sobre o papel da escola, do ensino e do professor
Abstract: This research aimed at the study of historical-cultural theoretical approach L.S.Vigotski, especially his understanding of the human development process. By analyzing the process of development of higher mental functions in man, the author elaborated a deep study of child’s concepts formation and its relationship to the development and learning process. We aim to demonstrate how the historical and social conditions are crucial in man development and the essential role that Vigotski attributes to the concept of mediation in this process. From this analysis, we observed that the author's contributions to the concept of development and the formation of thought in man, allow an important reflection on the school practice, especially on the role of school education and teacher
Palavras-chave: Desenvolvimento
Aprendizagem
Mediação
Formação de conceitos
Development
Learning
Mediation
Concept formation
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Graduação em Pedagogia
Citação: Lagoa, Maria Izabel. Desenvolvimento infantil e a prática escolar: breves considerações sobre a concepção de desenvolvimento em L.S. Vigotski. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2016.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28215
Data do documento: 11-Dez-2016
Aparece nas coleções:Graduação em Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MARIA IZABEL LAGOA - TCC.pdf392,2 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.