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https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28278
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Intervenção fonoaudiológica em crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) |
Autor(es): | Francisco, Ariane dos Santos |
Primeiro Orientador: | Arantes, Lúcia Maria Guimarães |
Resumo: | As alterações de linguagem no transtorno autístico geralmente são descritas por atrasos significativos ou ausência total de desenvolvimento, grande comprometimento no nível pragmático e nos aspectos paralinguísticos. Tal modo de conceber o autismo, entretanto, não é unanime. No atendimento de crianças com autismo, o clínico de linguagem deve ser visto como uma instância promotora de uma relação outra com o Outro. Objetivo: realizar um retrato do que tem sido feito no campo fonoaudiológico e produzir uma leitura crítica a partir de um levantamento bibliográfico. Metodologia: o levantamento bibliográfico foi realizado por meio das seguintes palavras chave: “fonoterapia” “espectro autístico” “fonoaudiologia” nas bases de dados Scielo, Bireme e Lilac’s no período de 2011 a 2016. Resultados: foram encontrados 21 artigos, destes, apenas 5 detalham as estratégias de intervenção e seus objetivos. Conclusão: ao que parece, os trabalhos no campo da Fonoaudiologia são fortemente afetados por uma concepção médica de doença e entendem a linguagem como uma habilidade passível de ser treinada e ensinada. Se há algo diferente sendo feito, eles não estão publicados, e assim não se faz a transmissão. A voz desses trabalhos precisa ganhar espaço, pois é na diversidade de posições e perspectivas que poderemos ampliar nosso entendimento |
Abstract: | Language disorders in autistic disorder are usually described by significant delays or total absence of development, major impairment at the pragmatic and paralinguistic levels. Such a way of conceiving autism, however, is not unanimous, in the care of children with autism, the clinician of language must be seen as an instance promoting another relationship with the Other. Objective: to make a portrait of what has been done in the field of speech therapy and to produce a critical reading from a bibliographical survey. Methodology: The bibliographic survey was carried out using the following keywords: "speech therapy" "autistic disorder" "Speech, Language and Hearing Sciences" in the Scielo, Bireme and Lilac's databases from 2011 to 2016. Results: 21 articles 11 were found, of these, only 5 detail the intervention strategies and their objectives. Conclusion: Apparently, work in the field of Speech Therapy is strongly affected by a medical conception of disease and understands language as a skill capable of being trained and taught. If there is something different being done, they are not published, and thus the transmission is not done. The voice of these works needs to gain space, because it is in the diversity of positions and perspectives that we can expand our understanding |
Palavras-chave: | Fonoterapia Espectro autístico Fonoaudiologia Speech therapy Autistic disorder Speech Language and hearing sciences |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FONOAUDIOLOGIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
Sigla da Instituição: | PUC-SP |
metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde |
metadata.dc.publisher.program: | Graduação em Fonoaudiologia |
Citação: | Francisco, Ariane dos Santos. Intervenção fonoaudiológica em crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fonoaudiologia) - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2016. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28278 |
Data do documento: | 9-Dez-2016 |
Aparece nas coleções: | Graduação em Fonoaudiologia |
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