REPOSITORIO PUCSP Trabalho de Conclusão de Curso - TCC Graduação em Pedagogia
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28356
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Nos passos de Eurípedes Barsanulfo: sua pedagogia para os novos tempos
Título(s) alternativo(s): In the footsteps of Eurípedes Barsanulfo: his pedagogy for today
Autor(es): Scharra, Laura Helena Medeiros Assed
Primeiro Orientador: Elias, Marisa Del Cioppo
Resumo: Por entender que ainda existem diversas experiências pedagógicas que não são abrangidas na graduação de Pedagogia, elaboramos esta pesquisa que pretende contribuir para a divulgação da pedagogia de Eurípedes Barsanulfo. Nosso objetivo foi pesquisar sobre a vida e obra prática desse educador mineiro, do início do século XX, e analisar suas ações pedagógicas com base nas principais teorias educacionais estudadas ao longo do curso. Nosso estudo foi realizado a partir de pesquisa teórica, por meio de: levantamento bibliográfico que proporcionou um conhecimento mais profundo sobre a educação mineira no início da Primeira República, a vida de Eurípedes Barsanulfo e o Colégio Allan Kardec; identificação dos autores mais próximos às ações pedagógicas, visando fundamentar a prática desse professor mineiro. Analisamos pensadores e educadores desde Sócrates e Platão, passando por Comenius, Rousseau, Pestalozzi, Rivail até Freinet. Dessa maneira, foi possível basear a prática de Eurípedes Barsanulfo e trazer para o ambiente acadêmico uma experiência inovadora da educação brasileira, defendendo a ideia de que suas ações podem ser colocadas em prática nos dias de hoje. Necessitamos, urgentemente, reorganizar nossas concepções educacionais, políticas e filosóficas. Nunca foi tão urgente repensar as práticas pedagógicas, os conteúdos a serem selecionados e humanizar as vivências. Mais do que nunca, o mundo abre-se aos nossos olhos, descortina-se à nossa frente num palco cheio de protagonistas dos mais diferentes
Abstract: In the belief that there are many pedagogical approaches still unrepresented in pedagogy undergraduate courses, we have developed this research to contribute to the dissemination of Euripedes Barsanulfo´s pedagogy. Our goal was to study the life and practical methods used of this educator from Minas Gerais from the beginning of the XX century and analyse his pedagogical approaches based on the main pedagogical theories studied during our course. Our study was based on bibliographical research which has enabled a more detailed insight about: Minas Gerais education at the beginning of the First Republic of Brazil, the life of Euripedes Barsanulfo and the fundamental methods used by this teacher at The Allan Kardec School. We have analyzed thinkers and educators from Socrates and Plato, through Comenius, Rousseaus, Pestalozzi, Rivail and up until Freinet. In doing so, it was possible to frame Euripedes Barsanulfo´s practical approaches and reveal an innovative Brazilian education experience to the academic sphere. The methods of Euripedes Barsanulfo may still be used today. We need, urgently, to reorganize our conceptions of education, politics and philosophy.It has never been so urgent to re-evaluate the pedagogical practices, chose the educational content to be taught in schools and to develop a more humanistic approach.More than ever the world opens our eyes and reveals itself as a stage full of protagonists of all kinds
Palavras-chave: Pedagogia
Eurípedes Barsanulfo
Colégio Allan Kardec
Educação do espírito
Pedagogy
Euripedes Barsanulfo
Allan Kardec School
Pedagogy of the spirit
Education
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Graduação em Pedagogia
Citação: Scharra, Laura Helena Medeiros Assed. Nos passos de Eurípedes Barsanulfo: sua pedagogia para os novos tempos. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2014.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28356
Data do documento: 12-Nov-2014
Aparece nas coleções:Graduação em Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LAURA HELENA MEDEIROS ASSED SCHARRA - TCC.pdf753,29 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.