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https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28453
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Pinto, Alice Cristina de Souza | - |
dc.contributor.advisor1 | Marino, Marilia Josefina | - |
dc.date.accessioned | 2022-10-05T22:04:12Z | - |
dc.date.available | 2022-10-05T22:04:12Z | - |
dc.date.issued | 2013-11-18 | - |
dc.identifier.citation | Pinto, Alice Cristina de Souza. O conto de fadas como processo de aprendizagem do educando e do educador. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2013. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28453 | - |
dc.description.resumo | Os contos de fadas, integram o universo da infância e podem se constituir em um caminho de aprendizagem para educando e educadores. A pesquisa busca estudar a importância das aprendizagens simbólicas presentes nos contos de fadas vistos como proposta de aquisição de conhecimento para o educando e o educador. Realiza-se um estudo das histórias de fadas e sua comparação com outros gêneros literários, como o mito e a fábula. Fundamenta-se a investigação de natureza teórica em, autores como Bruno Bettelheim, Clarissa Estés, Morchida Kishimoto, entre outros, que dispõem de um estudo amplo nas áreas da educação e da subjetividade . Procede-se ao estudo especifico de dois contos de fadas; “Chapeuzinho Vermelho” e “O rei Sapo”. Das análises feitas, percebe-se a importância da aquisição do conteúdo simbólico como ferramenta no processo de ensino-aprendizagem. Os conhecimentos que os contos de fadas proporcionam e as aprendizagens que essas histórias carregam, contêm lições essenciais para o processo de construção de saber, tanto do educando como do educador. Finaliza-se o estudo, com uma proposta de educação continuada dirigida aos educadores, que tem por finalidade sensibilizá-los no trabalho como o universo imaginário, reconhecendo a importância dos contos de fadas no processo de aprendizagem, favorecendo a articulação entre teoria e prática e a relação com os pais nesta tarefa. Tem- se em vista particularmente a transição do último ano da educação infantil, para o inicio da educação fundamental- momento em que as aprendizagens simbólicas podem possibilitar à criança a passagem para os estudos sistemáticos | pt_BR |
dc.description.abstract | Fairy tales are part of children’s universe and they may represent a learning path to students and teachers. The research is meant to study the importance of symbolic learning found in fairy tales, considered as proposal for knowledge acquisition for students and teachers. It was performed the study of fairy tales and the comparison to other literary genres, such as myth and fable. The theoretical investigation was based on comprehensive studies in education and subjectivity developed by authors such as Bruno Bettelheim, Clarissa Estés, Morchida Kishimoto, among others. Then, two fairy tales were studied in depth: “Little Red Ridinghood” and “The Frog King”. Based on the analysis performed, it was observed the importance of acquisition of symbolic content as tool in the learning process. The knowledge and learning afforded by fairy tales provide the essential lessons to build both student and teacher knowledge. Finally, the study proposes the continued education for teachers to allow the creation of work awareness, such as the imaginary universe, acknowledging fairy tales relevance in the learning process, favoring the connection between theory and practice and the relationship with parents to accomplish this task. It especially bears in mind the transition from kindergarten to the beginning of elementary education – when the symbolic learning may enable the child’s passage to systematic studies | en_US |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | PUC-SP | pt_BR |
dc.publisher.program | Graduação em Pedagogia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Conto de fadas | pt_BR |
dc.subject | Educação e subjetividade | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagens simbólicas | pt_BR |
dc.subject | Transição Educação Infantil-Ensino Fundamental | pt_BR |
dc.subject | Papel do educador | pt_BR |
dc.subject | Fairy tales | en_US |
dc.subject | Education and subjectivity | en_US |
dc.subject | Symbolic learning | en_US |
dc.subject | Transition from Kindergarten to Elementary School Education | en_US |
dc.subject | Teacher’s role | en_US |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.title | O conto de fadas como processo de aprendizagem do educando e do educador | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso - TCC |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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ALICE CRISTINA DE SOUZA PINTO - TCC.pdf | 478,73 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
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