REPOSITORIO PUCSP Trabalho de Conclusão de Curso - TCC Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Expectativas de terapeutas e pais de crianças com deficiência auditiva quanto às habilidades auditivas e de linguagem
Autor(es): Marques, Ana Luiza Rocha Leite de Oliveira
Primeiro Orientador: Novaes, Beatriz Cavalcanti de Albuquerque Caiuby
Resumo: Introdução: A literatura tem apontado que a satisfação de pais de crianças deficientes auditivas em relação ao desenvolvimento auditivo e de linguagem pode ser fundamental para a construção dos indicadores de qualidade quanto aos objetivos da intervenção terapêutica. Objetivo: Descrever e analisar comparativamente expectativas de terapeutas e pais de crianças com deficiência auditiva em processo terapêutico, a partir de seus relatos quanto à satisfação ou insatisfação em relação a habilidades auditivas e de linguagem da criança. Método: Participarão do estudo 10 crianças com deficiência auditiva entre 1 ano e 6 anos, seus pais e/ou responsáveis e suas terapeutas, regularmente matriculadas no Centro Audição da Criança (CeAC), na cidade de São Paulo/SP. Os instrumentos utilizados foram: Prontuários dos sujeitos; Roteiro de entrevista para pais; “Critério de Classificação Econômica Brasil”; Questionário de satisfação e avaliação da família pelas terapeutas das crianças com deficiência auditiva e Escala de Envolvimento Familiar. Resultados e Discussão: A maioria dos pais está satisfeita com o desenvolvimento das habilidades auditivas e de linguagem. A terapia foi o fator mais mencionado como contribuinte ou não para o desenvolvimento de audição e de linguagem das crianças. Em relação às terapeutas a maioria apresentou satisfação quanto à audição das crianças; quanto ao desenvolvimento de linguagem metade apresentou-se satisfeita e metade insatisfeita. O fator terapia foi o mais mencionado por elas como contribuinte para o desenvolvimento auditivo e de linguagem. Conclusão: Os resultados indicam que é preciso envolver os familiares no processo terapêutico estabelecendo metas coerentes com o potencial da criança. Apesar de todos os pais terem sido considerados envolvidos com o processo terapêutico atingindo níveis 4 e 5 na escala utilizada, trabalhar seus desejos, suas necessidades e expectativas quanto ao desenvolvimento da audição e linguagem das crianças com deficiência auditiva podem contribuir para uma expectativa mais afinada com a dos terapeutas
Palavras-chave: Deficiência auditiva
Envolvimento familiar
Satisfação de usuários
Desenvolvimento de linguagem
Desenvolvimento auditivo
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FONOAUDIOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde
metadata.dc.publisher.program: Graduação em Fonoaudiologia
Citação: Marques, Ana Luiza Rocha Leite de Oliveira. Expectativas de terapeutas e pais de crianças com deficiência auditiva quanto às habilidades auditivas e de linguagem. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fonoaudiologia) - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2013.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28476
Data do documento: 4-Dez-2013
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