REPOSITORIO PUCSP Trabalho de Conclusão de Curso - TCC Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28485
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMegrich, Tathiana-
dc.contributor.advisor1Marino, Marilia Josefina-
dc.date.accessioned2022-10-05T22:07:51Z-
dc.date.available2022-10-05T22:07:51Z-
dc.date.issued2012-12-01-
dc.identifier.citationMegrich, Tathiana. A criança tímida: desafios e caminhos de superação. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2012.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28485-
dc.description.resumoEste trabalho visa compreender a criança tímida, reconhecendo desafios e apontando caminhos de superação, explicita assim, a importância do tema para o trabalho do educador. A fundamentação teórica é iniciada com Charlot e Rogers que preparam o caminho, apontando a abertura do ser humano para o “aprender a ser” e o lugar do educador nessa aventura, de favorecer o desenvolvimento da sociabilidade do educando. Jacob Levy Moreno pai do Psicodrama e particularmente sua Teoria da Matriz de Identidade e de construção dos Papéis contribui, focando o desenvolvimento sócio-afetivo da criança e a busca da espontaneidade-criatividade pessoal e social vivida em relação. Os estudos específicos sobre a timidez ou retraimento social, centramse nos especialistas Monjas e Caballo que com seu trabalho terapêutico voltado para a identificação e explicitação de comportamentos, chamam a atenção sobre a importância do trabalho conjunto entre educadores e pais, em ações preventivas. Os autores disponibilizam procedimentos de avaliação e propostas que favorecem a superação da timidez. Apresenta-se também um estudo piloto, como pesquisa qualitativa inicial, realizado com quatro professoras da Educação Infantil que foram solicitadas a responder a cinco questões em situação de entrevista. Os dados de campo evidenciam a importância de se conhecer o contexto de vida da criança, o cultivo de vínculos e de ações estimuladoras para favorecer seu desenvolvimento sócio-afetivo, no que reafirmam os indicadores dos estudos teóricospt_BR
dc.description.abstractThis work aim to understand the shy child, recognizing their challenges and their ways of overcoming, showing their importance to the educator’s job. The theoretical grounding is initiated by the authors Charlot and Rogers, whose prepared the way, setting the opening of the human being to the “learn to be” and the educator’s spot in this adventure, in favor for the development of the student’s sociability. Jacob Levy Moreno, father of the psychodrama and his theory of identity matrix and construction of roles, help, focusing the develop socio-emotional of the child and the search for personal and social spontaneitycreation lived. The specify studies about shyness or social withdrawal, focusing on the specialists Monjas and Caballo, whose therapeutic work on the identification and explicitness of behaviors, call attention about the importance of working together between educators and parents, in preventive actions. The authors provide evaluation procedures and proposal that favor the shy overcome. It also shows as a pilot study, such as initial quality research, realized with four child’s educational teachers that were solicited to answer to five questions in an interview mode. The field data shows the importance of knowing the context of the child life, the cultivation of ties and stimulatory actions to promote their socio-emotional development, in what is confirmed by theoretical studiesen_US
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsPUC-SPpt_BR
dc.publisher.programGraduação em Pedagogiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTimidezpt_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.subjectSociabilidadept_BR
dc.subjectShynessen_US
dc.subjectChild Educationen_US
dc.subjectSociabilityen_US
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleA criança tímida: desafios e caminhos de superaçãopt_BR
dc.title.alternativeThe shy child – Recognizing challenges and ways of overcomingen_US
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TATHIANA MEGRICH - TCC.pdf288,49 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.