Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28524
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Educação para o processo de individuação: contribuições da psicologia analítica |
Autor(es): | Beigler, Glenda |
Primeiro Orientador: | Farah, Rosa Maria |
Resumo: | Tendo em vista as recentes críticas ao modelo positivista - ainda predominante nos diversos campos das ciências - por adotarem como paradigmas fundamentais a razão e a lógica como bases para a construção do conhecimento, vemos surgir no contexto atual propostas de novos modelos para a Educação. A importância deste movimento se destaca na medida em que se observa a falência da educação convencional no mundo moderno, em que os alunos saem da escola muitas vezes sem ter desenvolvido o interesse pelo aprendizado e pela cultura, e sim uma grande separação entre sujeito e objeto, teoria e prática, escola e o universo profissional. As consequências dessas dicotomias são muitas e aparecem não só no desinteresse de alunos e professores pela escola, como também na patologização do fracasso escolar, nas neuroses de massa, no vertiginoso crescimento da tecnologia e destruição da natureza, no predomínio da técnica homogenizadora sobre a individualidade criativa. Sobre esses assuntos nos fala a Psicologia Analítica de C. G. Jung. Por muitos anos a Psicologia Analítica foi identificada quase que exclusivamente como um método de trabalho clínico, porém cada vez mais se amplia o reconhecimento do seu amplo campo de abrangência e a aplicação da sua visão de homem e de mundo podem nos fornecer importantes elementos para fundamentar uma reflexão sobre os modelos educacionais vigentes. Esta pesquisa tem como objetivo um aprofundamento na obra de Jung e seus seguidores no que diz respeito a este assunto. Espera-se que os elementos encontrados nesta busca nos permitam repensar os moldes tradicionais da Educação, e verificar como seria possível uma escola que favoreça o processo de individuação |
Palavras-chave: | Educação Psicologia analítica Individuação |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
Sigla da Instituição: | PUC-SP |
metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde |
metadata.dc.publisher.program: | Graduação em Psicologia |
Citação: | Beigler, Glenda. Educação para o processo de individuação: contribuições da psicologia analítica. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2012. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28524 |
Data do documento: | 30-Jun-2012 |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Glenda Beigler - TCC.pdf | 704,18 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.