REPOSITORIO PUCSP Trabalho de Conclusão de Curso - TCC Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorCruz, Marina Barbosa da-
dc.contributor.advisor1Ribeiro, Marilda Pierro de Oliveira-
dc.date.accessioned2022-10-05T22:08:08Z-
dc.date.available2022-10-05T22:08:08Z-
dc.date.issued2012-06-30-
dc.identifier.citationCruz, Marina Barbosa da. Um estudo sobre autonomia: o sentido subjetivo na realidade institucional de abrigamento. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2012.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28549-
dc.description.resumoO Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) tornou possível o reconhecimento das crianças e dos adolescentes como seres de direitos humanos, civis e sociais. A partir das correntes de proteção integral, inúmeros avanços foram conquistados nos serviços de acolhimento, tais como os Abrigos. Estas instituições vêm passando por diversas transformações, sendo que uma das características mais discutidas e reforçadas de sua importância é a promoção de autonomia para as crianças e adolescentes enquanto estão sob medida protetiva. Portanto, o presente estudo propõe investigar a dimensão subjetiva na realidade de abrigamento, tendo como foco a questão da autonomia. Com os educadores foi realizada uma entrevista semidirigida onde o tema da autonomia foi abordado; com as crianças os dados foram coletados a partir da contação de uma história chamada "O Reizinho Mandão" (Ruth Rocha), previamente analisada e considerada convergente com o tema da autonomia, onde após ouvirem um trecho da história, continuaram a mesma e relacionaram com suas vivências cotidianas; com os adolescentes foi realizada uma entrevista individual a partir da metodologia do complemento de frases (González Rey). Os discursos dos participantes apontaram, em geral, para uma sustentação da visão de autonomia bastante afinada com o ECA e os princípios de proteção integral de infância e adolescência, assim como a concepção dos serviços de acolhimento como direito social. Não obstante, nascem também nas falas as diversas matizes, dificuldades e ambigüidades que surgem neste contexto, tanto no papel de quem cuida, como daquele que é cuidado, gerando diversas imbricações e impedimentos para o real exercício e construção da autonomia dentro da instituição. Entre as principais colaborações que o presente estudo reuniu, se destacam os possíveis caminhos cotidianos do abrigo, onde as práticas e rotinas possam ser refletidas e readaptadas para facilitar processos de produção de autonomia: as ações institucionais, tais como reuniões de equipe e discussões de casos; a autonomia do próprio educador e empoderamento de sua força de trabalho na real efetivação de seu papel social; a criação de espaços de fala e escuta das crianças e dos adolescentes; a oportunização e encorajamento para que possam realizar escolhas e decisões em relação às suas vidas, assim como em relação aos hábitos diários do abrigo, entre outros aspectospt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Ciências Humanas e da Saúdept_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsPUC-SPpt_BR
dc.publisher.programGraduação em Psicologiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAbrigospt_BR
dc.subjectAutonomiapt_BR
dc.subjectSentido subjetivopt_BR
dc.subjectInfânciapt_BR
dc.subjectAdolescênciapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApt_BR
dc.titleUm estudo sobre autonomia: o sentido subjetivo na realidade institucional de abrigamentopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
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