REPOSITORIO PUCSP Trabalho de Conclusão de Curso - TCC Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28570
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: “Adesão das famílias ao Programa de Saúde Auditiva Infantil a partir da Triagem Auditiva Neonatal Universal”
Autor(es): Nogueira, Daniela Lucas
Primeiro Orientador: Martinez, Maria Angelina Nardi de Souza
Resumo: Introdução Na primeira infância, a criança depende primordialmente dos seus sentidos para, através do contato com o mundo exterior, promover experiências que atuarão de forma decisiva no seu desenvolvimento psíquico-social. É consenso internacional, no que diz respeito à sensibilidade auditiva, que é fundamental para a aquisição e desenvolvimento normal da linguagem oral a integridade anátomo-fisiológica do sistema auditivo. A audição é essencial para a aquisição da linguagem oral, uma vez que é pela interação com o outro, que já detém a linguagem, que a criança consegue entender seu universo, compreender seus semelhantes, desenvolver e reorganizar pensamentos e sentimentos e adquirir conhecimento. Objetivo: O objetivo desse trabalho foi verificar os fatores que interferiram positiva e negativamente para a adesão das famílias ao acompanhamento da triagem auditiva neonatal universal, visando verificar o impacto da Lei do Teste da Orelhinha e sua divulgação na mídia na motivação e adesão das famílias. . Método: Foi realizado um estudo composto por 99 mães de bebês entrevistadas encaminhadas à APADAS (Associação de Pais e Amigos de Deficientes Auditivos de Sorocaba. Um questionário foi aplicado pessoalmente às mães dos bebês que compareceram e por telefone às que faltaram ao reteste, no período de janeiro de 2012 a setembro de 2012. Resultados e Conclusões: Do reteste realizado na APADAS, 1% dos bebês falharam e foram encaminhados para diagnostico, 17% falharam no reteste e 82% passaram e tiveram alta. Os fatores. O fator de transporte, foi o mais citado como impedimento de comparecimento às consultas, assim como doença do bebê e mal tempo, porém não foram motivos de abandono o que indica que o follow-up é possível no serviço público de saúde, sendo necessário que todos os profissionais envolvidos no atendimanto ao bebê forneçam orientação e informação aos pais sobre a importância da audição no desenvolvimento do bebê
Palavras-chave: Programa de Saúde Auditiva Infantil
Triagem Auditiva Neonatal Universal
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FONOAUDIOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde
metadata.dc.publisher.program: Graduação em Fonoaudiologia
Citação: Nogueira, Daniela Lucas. “Adesão das famílias ao Programa de Saúde Auditiva Infantil a partir da Triagem Auditiva Neonatal Universal”. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fonoaudiologia) - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2012.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28570
Data do documento: 5-Dez-2012
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DANIELA LUCAS NOGUEIRA - TCC.pdf590,8 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.