REPOSITORIO PUCSP Trabalho de Conclusão de Curso - TCC Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28725
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Infertilidade feminina: uma análise simbólica
Autor(es): Ragazzo, Débora Storni
Primeiro Orientador: Kublikowski, Ida
Resumo: A infertilidade, tema de grande repercussão na história da humanidade, tem sido explorado por diversas áreas do conhecimento. A psicologia manifesta grande interesse em entender as implicações desse fenômeno, uma vez que o mesmo representa extremo sofrimento para as pessoas nessa condição. Através de uma visão psicossomática, com base na Psicologia Analítica, entende-se a infertilidade como uma expressão simbólica e, portanto, uma disfunção na totalidade do indivíduo. O objetivo do presente estudo foi compreender melhor essa manifestação simbólica e suas implicações sociais. Para tanto, foi realizada uma análise de produções culturais tal como pesquisas acadêmicas, a história bíblica de Sara e Abraão e frases retiradas de blogs sobre infertilidade. Tal material representa, de acordo com a teoria junguiana, manifestações do inconsciente coletivo na forma de símbolo. Foi possível concluir que tal diagnóstico é vivenciado, de forma consciente, a partir de experiências negativas como impossibilidade e punição e aponta uma disfunção na totalidade do indivíduo, em que ego e Self encontram-se desintegrados. A mulher considerada infértil fica identificada com a persona ideal, em que seu principal papel social seria exercer a maternidade. A finalidade da infertilidade pode ser entendida como uma convocação à mulher para entrar em contato com seu mundo interno, integrando conteúdos inconscientes e conscientes, e, portanto, a transformação da personalidade total, trazendo soluções criativas para novas formas de fertilidade e expressão do seu eu genuíno
Palavras-chave: Infertilidade
Psicossomática
Símbolo
Feminino
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde
metadata.dc.publisher.program: Graduação em Psicologia
Citação: Ragazzo, Débora Storni. Infertilidade feminina: uma análise simbólica. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2011.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28725
Data do documento: 15-Ago-2011
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Débora Storni Ragazzo - TCC.pdf754,9 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.