REPOSITORIO PUCSP Trabalho de Conclusão de Curso - TCC Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28747
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Joilda Pereira da-
dc.contributor.advisor1Carneiro, Suzana Filizola Brasiliense-
dc.date.accessioned2022-10-11T11:48:18Z-
dc.date.available2022-10-11T11:48:18Z-
dc.date.issued2011-11-30-
dc.identifier.citationSilva, Joilda Pereira da. Inclusão escolar: uma questão de oportunidade e respeito. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2011.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28747-
dc.description.resumoA pesquisa tem como objetivo relatar a importância do acolhimento e da integração de portadores de necessidades especiais tanto na comunidade como na escola. Constitui-se a partir de estudos da legislação e de outras publicações referentes ao tema, da análise de filmes baseados em fatos reais de situações e histórias de portadores de necessidades especiais, os quais superaram seus limites e venceram obstáculos impostos pelo preconceito social. Utiliza-se ainda, de observações da vida cotidiana de trabalhadores e estudantes com necessidades especiais observados em situações de estágios. Este trabalho visa conscientizar a sociedade, família, profissionais das áreas da saúde e educação da importância de estimular a autoestima e na crença do desenvolvimento das habilidades de indivíduos com necessidades especiais. É também uma denúncia, na medida em que responsabiliza o Estado e os dirigentes de instituições que não facilitam a acomodação e a permanência de deficientes nas escolas, dificultando desta forma sua entrada futura no mercado de trabalho.É necessário amor para aceitar e respeitar o diferente.É importante discutir e dialogar com os portadores de deficiências para quebrarmos os tabus da incompreensão, da omissão e do preconceito social. Precisamos comemorar as diferenças e valorizá-las sem fazer delas parâmetros para discriminalização e conceitualização do ser humano. O ponto de partida, não é mudar os valores do outro, o primeiro passo para transformação social é revermos nossos próprios valores. Que maravilha sermos diferentes.Viva a diferençapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsPUC-SPpt_BR
dc.publisher.programGraduação em Pedagogiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectInclusão escolarpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectOportunidades Sociaispt_BR
dc.subjectNecessidades especiaispt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleInclusão escolar: uma questão de oportunidade e respeitopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JOILDA PEREIRA DA SILVA - TCC.pdf227,74 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.